fechar

Veja 5 dicas importantes para o dia da prova do Encceja 2019

Além de todas as matérias que você já estudou durante esse tempo, algumas dicas podem ajudar muito na hora de resolver as questões do exame do Encceja. E toda essa preparação será muito importante para o seu bom desempenho na hora do exame. Veja 5 dicas importantes para o dia da prova do Encceja 2019.

Além dos locais de provas que o candidato poderá ter acesso antes do dia do exame, outras dicas são valiosas nesse momento. E vamos auxiliá-los em 05 delas:

Dormir bem nos dias que antecedem a prova do Encceja 2019

Uma boa noite de sono poderá ser determinante no seu desempenho. Além do descanso físico, isso irá lhe proporcionar o relaxamento mental, que é essencial para um momento de pressão como esse.

Determine um tempo para cada questão – 3 minutos

Na hora de resolver as questões, temos que ter mais ou menos cronometrado o tempo que precisamos para terminar todas elas, e para não ficar sem tempo para as últimas, é importante marcar uma média de 3 minutos para cada.


Responda as mais fáceis primeiro

Mesmo com o tempo gasto para cada resposta, terão aquelas questões que nos deixarão com mais dúvidas, então, nesses casos pule e retorne depois.

Leia o enunciado com atenção

Um dos principais responsáveis por uma resposta errada é o não entendimento do que está se pedindo no enunciado, e para resolver isso, leia com atenção até entender de fato.

Chegue bem antes do horário da prova do Encceja 2019

A pressão para o dia da prova do Encceja 2019 já é grande por si só, imagina tudo isso somado ao estresse de chegar atrasado ou em cima da hora? Pois é, chegue bem antes, relaxado, escolha um lugar mais tranquilo para sentar, se possível, e tente manter a calma o máximo possível.

Além de todas essas dicas, se você ainda tiver um tempinho, reserve para revisar aquelas matérias mais chatinhas, dar uma olhada nas provas anteriores do Encceja. Outra dica importante para quem vai fazer a prova em um local desconhecido é fazer o trajeto antes, pois terá noção do tempo necessário para o deslocamento, evitando atrasos. Assim como na prova do Enem, no dia da prova do Encceja, os portões serão fechados rigorosamente no horário indicado.

No dia da Prova, o candidato deverá ter em mãos

  • Documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira de Habilitação ou de Trabalho);
  • Caneta fabricada em material transparente de tinta preta;
  • Cartão de Confirmação (local de prova).

Como será a prova do Encceja 2019

  • Ensino Fundamental – Ciências Naturais; Matemática Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia;
  • Ensino Médio – Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia); Matemática e suas Tecnologias e Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física); Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Como solicitar o Certificado do Encceja após a prova?

No ato da inscrição, o candidato selecionou a Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia que deseja solicitar o Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência, e após a prova, com o resultado necessário obtido, deverá comparecer a essa unidade para fazer a sua solicitação de conclusão.

Qual a nota necessária para obter o Certificado?

Para a Certificação do Ensino Médio, o candidato deverá obter, em cada uma das provas objetivas, no mínimo 100 (cem). Já a prova de Redação, o candidato deverá obter nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos.

Para obter a Declaração Parcial na área de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, o candidato deverá Obter duas notas mínimas ao mesmo tempo: o mínimo de 100 (cem) na prova objetiva, e o mínimo de 5 (cinco) pontos na prova de Redação.



Tags : EnccejaProvas Encceja
Redação

Autor (a) Redação

Aqui no vocênoencceja você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o Encceja, ficando por dentro de todos os detalhes.

Deixe seu Comentário

avatar