fechar

Saiba tudo sobre a inscrição para o Encceja 2020

O programa de certificação dos ensinos fundamental e médio, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, (Encceja), é realizado anualmente para quem deseja obter o certificado de conclusão dos estudos e já passou da idade considerada adequada. O programa é realizado pelo Ministério da Educação, através Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia responsável pela aplicação do exame. Entenda mais sobre o Encceja e saiba tudo sobre as inscrições para 2020.

Como é feita a inscrição para o Encceja 2020

A inscrição para o Encceja 2020 é gratuita e voluntária, feita exclusivamente pela internet, através do site do Inep. O candidato deve entrar na Página do Participante do Encceja, digitar o CPF e data de nascimento e preencher as informações solicitadas para concluir a inscrição. Deve informar também qual o nível de certificação que deseja: ensino fundamental e médio. Após a inscrição ser completada, o candidato deve imprimir o comprovante com o número de acompanhamento da inscrição e da senha de acesso.

É preciso ter atenção no momento da inscrição, pois não será permitido alterar as informações, como locais de provas e questionário socioeconômico.

Locais e horários de provas do Encceja 2020

Os locais onde cada participante irá fazer a sua prova será disponibilizado na Página do Participante, através do Cartão de Confirmação. A liberação será feita em data próxima às provas.


Quanto aos horários de provas do Encceja 2020

As provas serão aplicadas no período da manhã e no período da tarde:

Ensino Fundamental

  • Das 9h às 13h – Provas de Ciências Naturais; Matemática;
  • Das 15h30 às 20h30 – Provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia.

Ensino Médio

  • Das 9h às 13h – Provas de Ciências da Natureza; Matemática e suas Tecnologias;
  • Das 15h30 às 20h30 – Provas de Linguagens e Códigos; Redação; Ciências Humanas.

IMPORTANTE: As datas de inscrições para o Encceja 2020 ainda não foram liberadas pelo Inep, mas deve ocorrer entre abril e maio. O Edital será liberado antes, com todas as informações pertinentes ao exame, onde os candidatos poderão esclarecer dúvidas.



Tags : Certificado EnccejaEnccejaInscrições EnccejaProvas Encceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

0 0 voto
Avaliação
guest
5 Comentários
mais novo
mais velho mais votados
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários
yasmin santos da silva
yasmin santos da silva
3 meses atrás

Quem fez a inscrição no ano passado e não foi fazer as provas pode fazer a inscrição esse ano?tem que pagar alguma taxa

yasmin santos da silva
yasmin santos da silva
3 meses atrás

alguem ja conseguiu fazer as inscriçoes desse ano ?

Waldemilson Souza da silva
Waldemilson Souza da silva
3 meses atrás

Quando começa as incriçoes do encceja ?

Rosangela rocha bento
Rosangela rocha bento
3 meses atrás

Boa tarde!

Ano passado 2019 fiz o encceja, fiquei retida em apenas uma matéria de matemática e suas tecnologias com pontuação 86. Fui até a diretoria do ensino para solicitar a declaração de proficiência ms até o momento não tive resposta. Vou fazer outra vez a prova porém em outro estado mais preciso verificar se consegui trazer a transferência de estado para conclusão. Poderia me ajudar nesta questão?

Marcilane
Marcilane
4 meses atrás

Quem fez a inscrição no ano passado e não foi fazer as provas pode fazer a inscrição esse ano?tem que pagar alguma taxa