fechar

Após o Enem, adiamento do Encceja 2020 é quase certo

Com a decisão tomada através de votação no Senado Federal, a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2020, foi adiada. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o adiamento pode ser de 30 a 60 dias, mas isso ainda será analisado e decidido pelo órgão. Com isso, o adiamento do Encceja 2020 é quase certo!

Isso gerou uma grande dúvida sobre outro evento educacional muito importante: O Encceja. Afinal, haverá a aplicação das provas do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) em 2020? O programa possibilita a certificação de pessoas que não conseguiram finalizar seus estudos na idade considerada adequada.

E em uma época tão cheia de incertezas causadas pela pandemia do Coronavírus, ter o diploma do ensino básico pode contribuir bastante para o recomeço de muita gente que perdeu seu emprego e terá que voltar a disputar uma vaga no mercado de trabalho.

Após o Enem, adiamento do Encceja 2020 é quase certo

Nenhuma manifestação do Inep sobre o Encceja

Apesar do Encceja ter uma grande relevância no cenário educacional do país, certificando milhares de pessoas anualmente, não há nenhuma manifestação do Ministério da Educação ou do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que são os responsáveis pelo Encceja, sobre a realização do exame neste ano de 2020. Nem mesmo sobre o adiamento ou cancelamento.


Sobre o Enem, uma consulta pública será realizada no mês de junho para debater o adiamento do Exame: “O MEC fará uma consulta, na última semana de junho, a todos os inscritos, através da “Página do Participante”, do @inep_oficial. Vamos manter a data? Adiar por 30 dias? Suspender até o fim da pandemia?” disse o Ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Enquanto isso, teremos que aguardar algum posicionamento dos órgãos responsáveis e torcer para que seja apenas adiado, afinal, o Encceja possibilita milhares de pessoas que já passaram da idade considerada adequada, a obterem seus diplomas do ensino básico.

Estudando para o Encceja 2020 na quarentena

Estudando para o Encceja 2020 na quarentena

Muitas pessoas foram liberadas do trabalho para ficarem em casa até passar essa fase mais crítica do COVID-19, e esse tempo pode ser aproveitado para estudar. Veja abaixo as matérias que são abordadas no Encceja:

Quem vai fazer as provas para certificação do ensino fundamental, deve focar nas seguintes matérias:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Quem vai fazer as provas para certificação do ensino médio, deve focar nas seguintes matérias:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Treine para a Redação do Encceja 2020

Treine para a Redação do Encceja

Além das quatro provas objetivas, o candidato deverá elaborar uma redação, e a melhor maneira de estudar para ela é treinar o máximo possível, fazendo textos diariamente para desenvolver a habilidade argumentativa e dissertativa exigidas. A redação possui alguns critérios, como:

  • Texto com no mínimo de 5 linhas;
  • Maximo de 25 para o ensino fundamental;
  • Máximo de 30 linhas para o ensino médio;
  • Deve ser escrito com caneta de tinta preta;

O tema da redação será informado para o candidato somente no momento da prova do Encceja, por isso é importante treinar com os mais variados temas, como questões sociais, políticas, ambientais. Outra dica valiosa é se manter informado com tudo que acontece no Brasil e no mundo.



Tags : Certificado EnccejaEnccejaLocal de ProvaPágina do ParticipanteProvas Encceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

0 0 voto
Avaliação
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários