Confira o Calendário do Encceja 2022

O Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova governamental destinada a jovens e adultos que não completaram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. O Encceja é uma chance desse público conseguir um certificado de conclusão desses níveis de escolaridade.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Se você quer prestar o Encceja neste, saiba que ele já tem data marcada! A prova do Encceja 2022 será aplicada no dia 28 de agosto, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão que realiza a prova.

As demais datas importantes para o candidato, como o período de inscrição e a divulgação do resultado, serão divulgadas pelo edital do exame, que ainda não foi publicado pelo Inep.

Confira no calendário abaixo as datas já confirmadas do Encceja 2022!

Veja o calendário do Encceja 2022

Veja o calendário do Encceja 2022

É preciso estar por dentro do calendário da prova, para não perder nenhum procedimento e poder conquistar o tão sonhado diploma do ensino fundamental ou médio. Então, anota aí as principais datas do Encceja 2022:

  • Publicação do Edital do Encceja Nacional 2022: ainda não divulgado;
  • Inscrições do Encceja 2022: ainda não divulgado;
  • Justificativa de ausência: ainda não divulgado;
  • Divulgação do local de prova do Encceja 2022: ainda não divulgado;
  • Aplicação do Encceja: 28 de agosto;
  • Aplicação do Encceja Exterior: 18 de setembro;
  • Aplicação do Encceja PPL: 11 e 12 de outubro;
  • Aplicação do Encceja Exterior PPL: 19 a 30 de setembro;
  • Divulgação do gabarito do Encceja 2022: ainda não divulgado;
  • Resultado do Encceja 2022: ainda não divulgado.

Vale destacar que o  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alerta sobre a possibilidade de alteração das datas.

O que é o Encceja?

O Encceja é a sigla para Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos. A prova visa conceder certificados de conclusão do ensino fundamental e médio para pessoas que não conseguiram terminar esses níveis de escolaridade no tempo adequado.

Para participar é preciso:

  • Ter, no mínimo, 15 anos completos no dia da prova, para obter o diploma do Ensino Fundamental;
  • Ter, no mínimo, 18 anos completos no dia da prova, para obter o diploma do Ensino Médio.

A prova do Encceja é dividida em quatro áreas do conhecimento, que são definidas a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Há, ainda, uma redação.

Quem se formou pelo Encceja pode conseguir bolsa na faculdade?

Ao conseguir o diploma de conclusão do Ensino Médio pelo Encceja é possível entrar no ensino superior. Para conseguir uma bolsa de estudo numa faculdade, existem algumas possibilidades, como:

  • O Programa Universidade para Todos (Prouni), no qual o governo federal oferece bolsas de estudo de 50% ou de 100% para estudantes que se encaixem em determinados critérios socioeconômicos.
  • Outra maneira é por meio da Quero Bolsa, plataforma que oferta bolsas de estudo de até 80%. Nessa opção não é preciso comprovar renda, nem ter feito o Enem.

São mais de 1.000 instituições parceiras, confira algumas bem avaliadas pelo MEC:

Bolsas de Estudo de até 80% – 100.000 Cursos

O Quero Bolsa tem Bolsas de Estudo com desconto de até 80% em mais de 1100 faculdades em todo o Brasil. Graduação, pós-graduação e técnico.

Quero Bolsa: Bolsas de Estudo de até 80% - 100.000 Cursos

Postagem Original
Autor: Redação Revista Quero

Deixe seu Comentário