fechar

Qual o próximo passo para os candidatos que não compareceram na prova do Encceja 2019

Apesar do número recorde de inscritos no Encceja 2019, o número de abstenções ainda é muito alto, e neste ano o número de candidatos chegou a 2.973.375, mas somente 39,9% comparecerem no dia do Exame. Qual o próximo passo para os candidatos que não compareceram na prova do Encceja 2019.

Como todos sabemos, para aqueles que não conseguiram finalizar os seus estudos na idade considerada ideal, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, ainda é a oportunidade mais rápida.

Gratuidade do Encceja 2020 ameaçada

O Ministério da Educação já vem há algum tempo cogitando a possibilidade de acabar com a gratuidade do Encceja, pelo menos para aqueles que se inscrevem no Exame, não comparecerem e também não apresentam uma justificativa para a ausência. Essa possibilidade já consta no próprio Edital do Encceja, onde diz que:

1.6 O participante que não comparecer para a realização das provas de todas as áreas do conhecimento em que se inscrever para o Encceja Nacional 2019 e quiser realizar uma nova inscrição no Encceja Nacional 2020, deverá justificar sua ausência no sistema de inscrição de 2020.


1.6.2 Caso o participante não justifique a sua ausência, conforme item 1.6.1 deste edital, deverá ressarcir ao Inep o valor a ser divulgado no ano seguinte, mediante Guia de Recolhimento da União Cobrança.

Porém, essa cobrança não chegou a ser efetivada para a participação em 2019, mas poderá ocorrer para 2020. E, segundo o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, a gratuidade é um dos motivos do alto número de abstenções.

Inscrições para 2020

As inscrições para o Encceja 2020 ainda não tiveram sua data divulgada, mas deve ocorrer no mês de maio, baseado em edições anteriores do Exame. E o candidato que faltou na edição de 2019 deve fazer a sua inscrição e aguardar maiores informações, pois, caso venha a ser implantado o ressarcimento de quem faltou, isso deverá ser emitido através da GRU (Guia de Recolhimento da União), na Página do Participante.

E quem compareceu só em um período no dia da prova do Encceja 2019?

O candidato que, por algum motivo, não conseguiu comparecer nos dois períodos de provas do Encceja em 2019, deverá aguardar a liberação dos Resultados e verificar em quais matérias conseguiu passar. Caso tenha obtido a nota mínima em todas as matérias que realizou naquele período de prova, deverá se inscrever em 2020 apenas para as matérias que ficou faltando.

IMPORTANTE: Muitos candidatos não conseguiram verificar o seu local de provas ou até mesmo ir ao endereço do Exame, por falta de informação e principalmente atenção. Vale lembrar que, o INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, NÃO envia cartas, emails, mensagens no celular, ou algo semelhante. O candidato terá toda informação que precisa sobre o Exame e como será aplicado, através da Página do Participante, onde cada um deverá acessar com o CPF e a senha cadastrada na inscrição. Lá terá disponível dados pessoais, local com endereço onde fará a prova e Resultados Individuais do Exame.



Tags : Certificado EnccejaEnccejaProvas Encceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

2
Deixe seu Comentário

avatar
2 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
2 Autores de comentários
Alda Lopesana cristina Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votado
Alda Lopes
Visitante
Alda Lopes

E justo o emprego da punição porém, é preciso haver o direito de defesa. Eu inscrevi meu filho por 2 vezes. Ele era um dos milhares de desempregados. Em 2017 eu não consegui acessar a página do aluno por estar dando erro com o cpf. 2019 ele conseguiu trabalho e viajou para MG dia 21/07. Diante disso, acho até desumano haver punição. Se ele pudesse ter feito a prova em outro estado, com certeza teria feito. Afinal, o maior beneficiado seria ele. Mas, ninguém vive sem trabalho. Infelizmente.

ana cristina
Visitante
ana cristina

Adorei e apoio a decisão por cobrança a quem não compareceu ao exame do encceja 2019, pude ver em minha sala o número enorme de pessoas que faltaram, tirando a vaga de quem realmente queria e precisava estar lá fazendo as provas.
Parabenizo a Decisão da cobrança.