fechar

Tire todas as suas dúvidas sobre a emissão do Certificado do Encceja 2019

Está chegando à data de divulgação dos Resultados Individuais do Encceja 2019, onde cada participante poderá ter acesso a sua nota e saber se conseguiu de fato obter o resultado suficiente para a emissão do Certificado. Segundo o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que é o órgão responsável pelo programa, a previsão de liberação será em dezembro, mas ainda sem data definida. Tire todas as suas dúvidas sobre a emissão do Certificado do Encceja 2019.

Perguntas e Respostas Sobre o Certificado do Encceja 2019

Onde será feita a divulgação dos Resultados do Encceja 2019?

A divulgação dos Resultados será feita na Página do Participante do Encceja. E para acessá-la, o candidato deve ter em mãos o CPF e a senha cadastrada na inscrição.

Qual a nota mínima para conseguir o Certificado do Encceja 2019?

O candidato que tirar nota mínima acima de 100 pontos em cada área de conhecimento e 5,0 na redação, estará apto a conseguir a Certificação do Encceja 2019.

E quem não atingir a nota mínima em todas as áreas do Encceja?

O candidato pode solicitar a Declaração de Proficiência (Certificado Parcial) nas matérias em que conseguir obter a nota mínima, e assim, na edição seguinte do Encceja, será necessário fazer as provas apenas das matérias que ficaram pendentes.

É possível fazer o Enem após o Encceja?

O candidato que conseguir a certificação completa do Encceja estará apto a participar da edição do Enem.

Quem emite o Certificado do Encceja?

O Certificado do Encceja não é emitido pelo Inep, mas sim pelas Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, cuja indicação foi feita pelo próprio candidato no ato da inscrição.

Quais os documentos necessário para solicitar o Certificado do Encceja?

– RG (cópia e original);
– CPF (cópia e original);
– Boletim do Participante (tirar esse documento da página do participante).

Passo a passo da solicitação do Certificado do Encceja

O candidato deve comparecer na Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia para fazer a solicitação. Será necessário o preenchimento de um requerimento para entrega no local e o candidato receberá um protocolo como comprovante do seu pedido. A data de retorno constará no protocolo, cujo comparecimento do candidato deverá ser obrigatório para a retirada do Certificado.

Qual o tempo de espera do Certificado do Encceja?

A média de espera do Certificado do Encceja era de 45 a 60 dias, e esse prazo deverá se manter. Caso o candidato necessite da comprovação para se matricular em algum curso ou algo semelhante, algumas instituições aceitam o protocolo emitido pela Secretaria como comprovante. Mas é importante verificar qual é o caso da sua instituição.

Certificação do Encceja Parcial

Quem conseguiu a nota mínima em uma área do conhecimento, mas não nas quatro provas do Encceja, poderá requerer a declaração parcial de proficiência. Com a declaração parcial, o participante fica liberado de fazer as mesmas matérias na próxima edição do exame, ou seja, poderá se inscrever apenas para os eixos que faltaram.

No caso da declaração parcial de proficiência em linguagens, códigos e suas tecnologias, no ensino médio, o participante deve ter atingido, ao mesmo tempo, o mínimo de 100 pontos na prova e 5 pontos na redação, na mesma edição do exame.

No ensino fundamental, pode solicitar a declaração parcial de proficiência quem conseguiu, pelo menos, 100 pontos em língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e/ou educação física. O participante também precisa ter alcançado nota 5 ou superior em redação, na mesma edição do Encceja.


Diploma na mão

A busca pela qualificação abre novos horizontes para jovens e adultos. Ao receber o certificado do ensino médio, por meio do Encceja, a pessoa pode se inscrever para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. Além disso, a aprovação na prova abre portas para programas governamentais de ensino superior ou técnico, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).



Tags : Certificado de ConclusãoCertificado EnccejaEncceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

10
Deixe seu Comentário

avatar
5 Comentar tópicos
5 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
10 Autores de comentários
Lucilaine PrataCarlos Alberto dos Santos RezendeRenata GamaAlexandre Magela da SilvaVanessa alves Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votado
Carlos Alberto dos Santos Rezende
Visitante
Carlos Alberto dos Santos Rezende

Estou ancioso para saber o resultado ,pois estou precisando para trabajlhar.

Renata Gama
Visitante
Renata Gama

Oi pessoal gostaria muito de saber quando vai sair o resultado,eles deveriam agilizar o resultado porque ninguém merece está angústia de esperar tanto assim

Henry
Visitante
Henry

Quero saber o dia do resultado essas informações aí todo mundo já sabe.

Marcos
Visitante
Marcos

Acho q será dia 12 ainda

Gabriel
Visitante
Gabriel

Sacanagem não informarem logo a data para que todo esse mistério?

Danielly Aline
Visitante
Danielly Aline

Boa noite . Gostaria de saber como vcs fazem a prova . Eu comecei esse ano ..

Lucilaine Prata
Visitante
Lucilaine Prata

Boa noite, no começo do ano tem a data para fazer a inscrição, para facilitar indico você seguir o “Termine seus estudos” com o prof. Tiago Dias no YouTube. É um canal muito informativo e ajuda muito nessa questão.
Espero ter ajudado !

Lidiane souza dos reis
Visitante
Lidiane souza dos reis

Quero saber a data certa ja estamos em dezembro

Vanessa alves
Visitante
Vanessa alves

Tbm qro saber a data isso aí todos já sabem🥴

Alexandre Magela da Silva
Visitante
Alexandre Magela da Silva

Aí demora 3 meses pra dar nota sendo.ja sabem só ficam enrolando aí vce pede certificado demora mais 2 meses pra entregarem.o meu demorou quase 3 mesese entregarem certificado no final das cotas um total 6 meses pra pegar tudo este inep tinha ser mais eficiente e não.ficar nesta vagareza e enrolação