Tire todas as suas dúvidas sobre a emissão do Certificado do Encceja 2022
Após a divulgação dos Resultados Individuais do Encceja 2022, cada participante poderá ter acesso a sua nota e saber se conseguiu de fato obter o resultado suficiente para a emissão do Certificado. Segundo o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que é o órgão responsável pelo programa, a previsão de liberação será em dezembro, mas ainda sem data definida. Tire todas as suas dúvidas sobre a emissão do Certificado do Encceja 2022.
Onde será feita a divulgação dos Resultados do Encceja 2022?
A divulgação dos Resultados será feita na Página do Participante do Encceja. E para acessá-la, o candidato deve ter em mãos o CPF e a senha cadastrada na inscrição.
Qual a nota mínima para conseguir o Certificado do Encceja 2022?
O candidato que tirar nota mínima acima de 100 pontos em cada área de conhecimento e 5,0 na redação, estará apto a conseguir a Certificação do Encceja 2022.
E quem não atingir a nota mínima em todas as áreas do Encceja?
O candidato pode solicitar a Declaração de Proficiência (Certificado Parcial) nas matérias em que conseguir obter a nota mínima, e assim, na edição seguinte do Encceja, será necessário fazer as provas apenas das matérias que ficaram pendentes.
É possível fazer o Enem após o Encceja?
O candidato que conseguir a certificação completa do Encceja estará apto a participar da edição do Enem.
Quem emite o Certificado do Encceja?
O Certificado do Encceja não é emitido pelo Inep, mas sim pelas Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, cuja indicação foi feita pelo próprio candidato no ato da inscrição.
Quais os documentos necessário para solicitar o Certificado do Encceja?
- RG (cópia e original);
- CPF (cópia e original);
- Boletim do Participante (tirar esse documento da página do participante).
Passo a passo da solicitação do Certificado do Encceja
O candidato deve comparecer na Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia para fazer a solicitação. Será necessário o preenchimento de um requerimento para entrega no local e o candidato receberá um protocolo como comprovante do seu pedido. A data de retorno constará no protocolo, cujo comparecimento do candidato deverá ser obrigatório para a retirada do Certificado.
Qual o tempo de espera do Certificado do Encceja?
A média de espera do Certificado do Encceja era de 45 a 60 dias, e esse prazo deverá se manter. Caso o candidato necessite da comprovação para se matricular em algum curso ou algo semelhante, algumas instituições aceitam o protocolo emitido pela Secretaria como comprovante. Mas é importante verificar qual é o caso da sua instituição.
Certificação do Encceja Parcial
Quem conseguiu a nota mínima em uma área do conhecimento, mas não nas quatro provas do Encceja, poderá requerer a declaração parcial de proficiência. Com a declaração parcial, o participante fica liberado de fazer as mesmas matérias na próxima edição do exame, ou seja, poderá se inscrever apenas para os eixos que faltaram.
No caso da declaração parcial de proficiência em linguagens, códigos e suas tecnologias, no ensino médio, o participante deve ter atingido, ao mesmo tempo, o mínimo de 100 pontos na prova e 5 pontos na redação, na mesma edição do exame.
No ensino fundamental, pode solicitar a declaração parcial de proficiência quem conseguiu, pelo menos, 100 pontos em língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e/ou educação física. O participante também precisa ter alcançado nota 5 ou superior em redação, na mesma edição do Encceja.
Diploma na mão
A busca pela qualificação abre novos horizontes para jovens e adultos. Ao receber o certificado do ensino médio, por meio do Encceja, a pessoa pode se inscrever para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. Além disso, a aprovação na prova abre portas para programas governamentais de ensino superior ou técnico, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).