Veja como acessar o Cartão de Confirmação do ENCCEJA 2024

O cartão de confirmação do ENCCEJA 2024 será utilizado pelo candidato para saber onde irá realizar a sua prova, e para acessá-lo deverá entrar na Página do Participante do ENCCEJA 2024. Lá, terá acesso aos dados cadastrais e o local onde será realizado o exame do ENCCEJA. Para acessar, basta ter em mãos o CPF e a senha já cadastrada no ato da inscrição. Entenda como funciona o acesso ao Cartão de Confirmação do ENCCEJA 2024 e imprima o seu para o dia do exame.

Acessar O Cartão De Confirmação Do Encceja 2024

Acessar o Cartão de Confirmação do ENCCEJA 2024

Para saber o local onde fará a sua prova você deve acessar a Página do Participante do ENCCEJA com o seu CPF e senha cadastrada na inscrição. O local estará disponível na lateral esquerda do site, no Cartão de Confirmação.

Basta seguir o passo a passo abaixo para ter acesso ao Cartão de Confirmação do ENCCEJA 2024:

  • Comece acessando o site ENCCEJA INEP;
  • Agora toque na opção “Clique aqui para acompanhar sua inscrição, acessando gov.br”;
  • No site integrado do Governo Federal adicione seu CPF e clique em “Avançar” e depois digite a senha;
  • Caso você ainda não tenha acessado o Gov.br, clique em “Crie sua conta gov.br”;
  • Você será levado ao site de cadastro e deve seguir os passos pedidos;
  • Pronto, agora você será direcionado para a Página do Participante do ENCCEJA.

Clique aqui para acessar a Página do Participante ENCCEJA

Orientações para Recuperação de Senha

  • Para recuperar a conta de acesso, digite o CPF na tela inicial em acesso.gov.br e clique no botão Continuar.

Clique No Botão Continuar

  • Clique no link Esqueci minha senha.

Clique No Link Esqueci Minha Senha

  • Selecione a opção Não sou robô e clique no botão Avançar

O que é o ENCCEJA

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) foi realizado pela primeira vez em 2002 para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada. Antes, a certificação para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) era feita por meio de provas realizadas pelas secretarias municipais ou estaduais de educação, outra opção para obtenção do certificado.

O ENCCEJA é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação. O Exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão do certificado e declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao ENCCEJA.

O Exame tem quatro aplicações, com editais e cronogramas distintos: ENCCEJA Nacional para residentes no Brasil, ENCCEJA Nacional PPL, para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas, ENCCEJA Exterior, para brasileiros residentes no e ENCCEJA Exterior PPL, para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas. As aplicações fora do Brasil são realizadas em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Estrutura do ENCCEJA

As provas do ENCCEJA obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. São aplicadas em um único dia, nos turnos matutino e vespertino. As datas de aplicação no Brasil e no exterior são distintas, assim como as provas para pessoas privadas de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas. O Exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de Redação. As provas objetivas avaliam as seguintes áreas de conhecimento e respectivos componentes curriculares:

Ensino Fundamental

  • Ciências Naturais;
  • Matemática
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • História e Geografia;

Ensino Médio

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Matemática e suas Tecnologias.
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);

Finalidade do ENCCEJA

  • Construir uma referência nacional de autoavaliação para jovens e adultos por meio de avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos em processo escolar ou extraescolar;
  • Estruturar uma avaliação direcionada a jovens e adultos que sirva às Secretarias de Educação para que estabeleçam o processo de certificação dos participantes, em nível de conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, por meio da utilização dos resultados do Exame;
  • Oferecer uma avaliação para fins de correção do fluxo escolar;
  • Construir, consolidar e divulgar seus resultados para que possam ser utilizados na melhoria da qualidade na oferta da Educação de Jovens e Adultos e no processo de certificação;
  • Construir parâmetros para autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e sua inserção no mundo do trabalho;
  • Possibilitar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre educação brasileira.

Público Alvo do ENCCEJA

O ENCCEJA é direcionado aos jovens e adultos residentes no Brasil ou no Exterior que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria e que atendam ao art. 38, §§1º e 2º da Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996:

  • Tenha, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do Exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental;
  • Ou tenha, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do Exame, para quem busca a certificação do ensino médio.

Conclusão:

O ENCCEJA é uma ferramenta fundamental para jovens e adultos que buscam a certificação no ensino fundamental e médio. Desde sua criação em 2002, tem sido uma oportunidade valiosa para milhares de pessoas alcançarem seus diplomas, ampliarem suas oportunidades educacionais e melhorarem suas vidas. Com uma estrutura abrangente e inclusiva, o ENCCEJA desempenha um papel crucial na promoção da inclusão educacional e social, capacitando indivíduos a construírem um futuro mais promissor.