Justifique sua ausência na edição de 2023 e obtenha a gratuidade no ENCCEJA 2024

O ENCCEJA, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, é uma grande oportunidade de jovens e adultos que não conseguiram terminar seus estudos em idade consideradas adequadas, obtenha seu diploma de formação do Ensino Médio, antigo 2º Grau. Mas você sabia que a gratuidade na participação do exame é apenas para quem está fazendo pela primeira vez, ou para aqueles que justificaram suas ausências em edição anterior?

Apostila Encceja 2024: Ensino Fundamental

Apostila ENCCEJA 2024 – Ensino Fundamental

A Apostila ENCCEJA 2024 – Ensino Fundamental foi elaborada por professores especializados em cada matéria e com larga experiência. O conteúdo foi organizado, visando uma fácil assimilação do conteúdo e, assim, uma melhor otimização no tempo de aprendizagem. Adquira já a sua Apostila ENCCEJA 2024!

Comprar Apostila Encceja Ensino Fundamental

Sim, o participante que fez a inscrição para o exame 2023 e não compareceu, deverá justificar sua ausência se desejar fazê-lo novamente de forma gratuita. O participante que não consegui realizar a justificativa da sua ausência, deverá emitir a GRU e realizar o pagamento no valor de R$ 40,00 como forma de ressarcimento dos cofres públicos. A GRU utilizada para o ressarcimento da ausência na edição 2023 do Exame deverá ser gerada pelo endereço: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/. O período da justificativa será de 25 de março a 05 de abril.

Como Se Dar Bem na Prova do ENCCEJA 2024

O que diz o Edital do ENCCEJA 2024 sobre a justificativa da ausência?

Conforme as diretrizes estabelecidas no Edital nº 19, de 13 de março de 2023, especificamente no item 1.11, é estipulado que os participantes que efetuaram suas inscrições para o ENCCEJA Nacional 2023, porém não compareceram para realizar as provas em todas as áreas do conhecimento para as quais estavam inscritos, e que pretendem participar da edição de 2024 sem custos adicionais, devem apresentar uma justificativa para sua ausência.

Documentos aceitos na justificativa de ausência no ENCCEJA 2023

Para justificar a ausência na edição anterior, o participante deverá apresentar o seu caso específico, entre eles estão: Assalto/furto, Acidente de trânsito, Casamento/união estável, Morte na família, Maternidade, Paternidade, Acompanhamento de familiar, Privação de liberdade, Emergência médica/internação/consulta médica, Trabalho, Deslocamento a trabalho, Intercâmbio acadêmico, Atividade curricular. Ressaltando que, todos os motivos acima citados devem ser acompanhados de documento oficial que comprove tal situação.

Inscrições para o ENCCEJA 2024 Será em Abril

Cronograma Completo do ENCCEJA 2024

  • Justificativa de ausência no ENCCEJA anterior: De 25 de março a 5 de abril;
  • Resultado da justificativa: 15 de abril;
  • Recurso para justificativa recusada: 15 a 19 de abril;
  • Resultado do recurso: 23 de abril;
  • Inscrição: De 29 de abril a 10 de maio;
  • Solicitação de Tratamento pelo nome social: 29 de abril a 10 de maio;
  • Solicitação de Atendimento especializado: 29 de abril a 10 de maio;
  • Aplicação das Provas: 25 de agosto.

Por que é preciso justificar a ausência em ENCCEJA anterior?

O valor cobrado na nova inscrição do ENCCEJA é para ressarcimento dos custos referentes a elaboração das provas, visto que, cada participante terá sua prova identificada com nome e dados pessoais, sendo impressa somente no número de inscritos no exame. Uma vez que o participante faz a inscrição gratuitamente na primeira vez, e não comparece para fazer a prova, em nova inscrição, o MEC deverá ser ressarcido pelo custo.

Edital ENCCEJA 2024: Inscrições e Cronograma Atualizado

FAQ: Justificativa de Ausência no ENCCEJA 2023 para Gratuidade no ENCCEJA 2024

1. Quem tem direito à gratuidade na participação do ENCCEJA 2024?

A gratuidade é concedida aos participantes que estão realizando o exame pela primeira vez ou àqueles que justificaram suas ausências na edição anterior.

2. Como posso obter a gratuidade no ENCCEJA 2024 se faltei ao exame em 2023?

Se você faltou ao ENCCEJA 2023 e deseja participar novamente sem custos adicionais, é necessário justificar sua ausência dentro do prazo estipulado.

3. O que acontece se eu não justificar minha ausência no ENCCEJA 2023?

Se não justificar a ausência no ENCCEJA 2023, será necessário emitir a GRU e efetuar o pagamento de R$ 40,00 como ressarcimento.

4. Quais são os documentos aceitos para justificar a ausência no ENCCEJA 2023?

Os documentos aceitos incluem assalto/furto, acidente de trânsito, casamento/união estável, entre outros, desde que acompanhados de comprovante oficial.

5. Onde posso gerar a GRU para pagamento do ressarcimento da ausência no ENCCEJA 2023?

A GRU para ressarcimento da ausência no ENCCEJA 2023 deve ser gerada pelo endereço: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/.