Categorias: Encceja 2020

Como Justificar Ausência no Encceja 2019

Saiba como justificar ausência no Encceja 2019

A edição do Encceja 2020 será aplicada em 25 de abril de 2021 em todo o país, e quem se inscreveu em 2019 e não compareceu no dia do exame, terá que justificar ausência no Encceja 2019 para ter a gratuidade na inscrição nessa nova edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. O prazo termina no próximo domingo, dia 20 de dezembro.

Devido a pandemia causada pelo Coronavírus, o Encceja de 2020 foi adiado para 2021, e para fazer as provas, o candidato deverá comparecer nos horários estipulados pelo edital e usando máscara de proteção. A apresentação do Cartão de Confirmação é recomendada para algum eventual esclarecimento local. O Encceja possibilita que jovens e adultos terminem seus estudos dos ensinos Fundamental e Médio, realizando o exame com as principais disciplinas exigidas no cronograma educacional.

Quem deve justificar a ausência no Encceja

Os candidatos que se inscreveram para o Encceja em 2019 e não compareceram no dia do exame deverão acessar a Página do Participante do Encceja pelo endereço: encceja.inep.gov.br até o dia 20 de dezembro de 2020, clicar em “Justificativa de Ausência” e anexar o documento que comprova a ausência. Sendo aceita a justificativa, o candidato terá a sua inscrição para a edição 2020 totalmente gratuita, caso contrário, terá que ressarcir o valor de R$ 40,00, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).

Prazo para pagamento do ressarcimento

Os candidatos que não justificarem a ausência ou não tiver seu pedido aceito, deverá realizar o pagamento de ressarcimento entre os dias 11 e 27 de janeiro de 2021. O pagamento poderá ser feito em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários.

Divulgação do Resultado da Justificativa do Encceja

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, órgão responsável pela aplicação do Encceja e Enem, irá divulgar o resultado da justificativa em 28 de dezembro de 2020, e caso seja reprovado, o candidato poderá recorrer até o dia 04 de janeiro de 2021. É importante ficar atento aos documentos aceitos pelo órgão, que devem ser oficiais e originais, nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2MB. Não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais e responsáveis.

Tipos de justificativas aceitas pelo Inep

É importante ressaltar algumas justificativas que são aceitas pelo Inpe, como por exemplo: furto/roubo, acidente de trânsito, casamento, morte na família, maternidade/paternidade, emergência/internação, trabalho, privação da liberdade. Todas as justificativas devem constar da data da realização do exame em 2019, ou seja, 25 de agosto, sendo através de documento oficial emitido pelo órgão responsável de cada motivo alegado. As inscrições para o Encceja serão entre os dias 11 e 22 de janeiro de 2021.

Deixe um comentário
Compartilhar

Posts Recentes

Segunda será o último dia para as inscrições no Encceja 2020

Quem ainda não fez a inscrição para o Encceja deve se apressar, pois segunda, dia… Leia mais

2 meses atrás

Inscrições para o Encceja irão até 22 de janeiro

Quem pretende aproveitar a oportunidade de concluir os ensinos Fundamental e Médio, devem correr e… Leia mais

2 meses atrás

Quem Pode se Inscrever para o Encceja 2020

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, Encceja,… Leia mais

2 meses atrás

Encceja 2020: Inscrições e Provas

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, Encceja, terá a edição… Leia mais

2 meses atrás

Inscrições para o Encceja 2020 começam dia 11 de janeiro

Quem estava ansioso para se inscrever no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens… Leia mais

2 meses atrás

Prazo para Justificativa de Ausência no Encceja 2019

Os candidatos que desejam se inscrever para o Encceja em 2020, deverão ficar atentos ao… Leia mais

2 meses atrás