Tire suas dúvidas sobre as inscrições para o Encceja 2022

Devido a pandemia do Coronavirus, muitos eventos importantes estão sendo adiados ou cancelados. Com isso, surgem dúvidas sobre eventos governamentais no Brasil, que já fazem parte do cronograma nacional de educação, como é o caso do Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja, que possibilita a milhares de pessoas em todo o país, a obterem o diploma de primeiro e segundo grau. Tire suas dúvidas sobre as inscrições para o Encceja 2022.

Como de costume, o Edital do Encceja é liberado em meados dos meses de abril ou maio, e até lá nos resta ficar ligados nas informações oficiais divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão responsável pela realização e aplicação do Encceja.

Como é feita a inscrição para o Encceja 2022?

Assim que for liberado o Edital do Encceja, contendo todo cronograma e normas do exame, vai ficar mais fácil o planejamento. Até lá, é importante esclarecer algumas dúvidas, como por exemplo, como é feita a inscrição.

Se inscrever no Encceja 2022 é bem simples e todo o processo leva apenas alguns minutos.

  1. Para começar, acesse o portal do Encceja e vá até a página de inscrição;
  2. Nela você irá digitar seus dados pessoais e após confirmar precisará informar se precisará de atendimento especializado.
  3. Depois será preciso escolher qual certificação deseja obter (ensino médio ou ensino fundamental), a cidade que deseja realizar a prova e a instituição que emitirá seu certificado;
  4. Em seguida, será preciso responder o questionário socioeconômico, informar e-mail e número de telefone válidos para contato e criar uma senha.

Ao finalizar o processo de inscrição, é só aguardar a data de liberação do cartão de confirmação para descobrir em qual escola você realizará a prova.

Quem pode se inscrever no Encceja 2022?

O Encceja 2022 é destinado a jovens e adultos que não concluíram os estudos do ensino fundamental ou médio na idade considerada apropriada, portanto para participar da prova e obter o certificado é necessário cumprir os requisitos a seguir:

  • Para emitir o certificado do ensino fundamental: Ter no mínimo 15 anos completos até a data da prova;
  • Para emitir o certificado do ensino médio: Ter no mínimo 18 anos completos até a data da prova;
  • Em ambos os casos: Não obter certificado de conclusão para fundamental e médio;7

Caso você cumpra com esses requisitos, poderá realizar a prova a fim de conquistar o tão sonhado diploma e encarar desafios em sua carreira acadêmica e profissional.

IMPORTANTE: Ao criar a senha de acesso, o candidato deve guardá-la para futuros acessos à Página do Participante, para verificar, por exemplo, qual o local de prova. Caso esqueça, será possível recuperá-la também na Página do Participante, por isso é importante informar um e-mail válido, para onde a nova senha será enviada.

Como estudar para o Encceja 2022?

Com a inscrição feita o próximo passo é estudar bastante para não ser pego de surpresa. Para te ajudar a se preparar, o Inep disponibiliza em seu site diversos materiais de estudos que podem te auxiliar na jornada rumo à aprovação no exame. Veja a seguir as disciplinas que cairão no Encceja 2022:

Prova do Ensino Fundamental

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Artística e Educação Física;
  • Matemática;
  • Ciências;
  • História e Geografia.

Provas do Ensino Médio

  • Linguagens, Códigos e suas tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologia.

Seja para conquistar o certificado do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, além das questões objetivas é necessário realizar uma redação. Além disso, a aplicação das provas ocorre em um único dia com 120 questões objetivas – 30 questões para cada eixo de conhecimento – e uma redação.

Para conferir com detalhes os temas de cada disciplina, você pode consultar as Apostilas para estudantes e professores e as Provas anteriores ao clicar no Menu “Orientações ao Participante” no Portal do Encceja 2022.

Deixe seu Comentário