Tire suas dúvidas sobre as inscrições para o Encceja 2023

Devido a pandemia do Coronavirus, muitos eventos importantes foram adiados ou cancelados. Com isso, surgem dúvidas sobre eventos governamentais no Brasil, que já fazem parte do cronograma nacional de educação, como é o caso do Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja, que possibilita a milhares de pessoas em todo o país, a obterem o diploma de primeiro e segundo grau. Tire suas dúvidas sobre as inscrições para o Encceja 2023.

Apostila para estudos Ensino Fundamental

Apostila para estudos Ensino Médio

Como de costume, o Edital do Encceja é liberado em meados dos meses de abril ou maio, e até lá nos resta ficar ligados nas informações oficiais divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão responsável pela realização e aplicação do Encceja.

Como é feita a inscrição para o Encceja 2023?

Assim que for liberado o Edital do Encceja, contendo todo cronograma e normas do exame, vai ficar mais fácil o planejamento. Até lá, é importante esclarecer algumas dúvidas, como por exemplo, como é feita a inscrição.

Se inscrever no Encceja 2023 é bem simples e todo o processo leva apenas alguns minutos.

  1. Para começar, acesse o portal do Encceja e vá até a página de inscrição;
  2. Nela você irá digitar seus dados pessoais e após confirmar precisará informar se precisará de atendimento especializado.
  3. Depois será preciso escolher qual certificação deseja obter (ensino médio ou ensino fundamental), a cidade que deseja realizar a prova e a instituição que emitirá seu certificado;
  4. Em seguida, será preciso responder o questionário socioeconômico, informar e-mail e número de telefone válidos para contato e criar uma senha.

Ao finalizar o processo de inscrição, é só aguardar a data de liberação do cartão de confirmação para descobrir em qual escola você realizará a prova.

Quem pode se inscrever no Encceja 2023?

O Encceja 2023 é destinado a jovens e adultos que não concluíram os estudos do ensino fundamental ou médio na idade considerada apropriada.

Dessa forma, para concorrer ao certificado de conclusão do Ensino Fundamental deve-se ter no mínimo, 15 anos completos na data de realização do Exame; e para quem busca o certificado de conclusão do Ensino Médio, a idade é de no mínimo, 18 anos completos na data de realização do Exame.

Pessoas com privações de liberdade, também podem realizar o exame do Encceja, desde que, atendam os requisitos da idade. Para tanto, os órgãos da administração prisional ou socioeducativas, deverão firmar um termo de adesão, responsabilidades e compromissos com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que ficará responsável pelas inscrições e eventuais recursos necessários para a realização da prova.

Outro fator importante, não há necessidade de comprovação de escolaridade em nenhum grau. Assim, por exemplo, mesmo que, não tenho cursado nenhum ano do ensino médio regular, poderá se inscrever e tentar conquistar o seu certificado.

Caso você cumpra com esses requisitos, poderá realizar a prova a fim de conquistar o tão sonhado diploma e encarar desafios em sua carreira acadêmica e profissional.

Como estudar para o Encceja 2023?

Com a inscrição feita o próximo passo é estudar bastante para não ser pego de surpresa. Para te ajudar a se preparar, o Inep disponibiliza em seu site diversos materiais de estudos que podem te auxiliar na jornada rumo à aprovação no exame.

Veja a seguir as disciplinas que cairão no Encceja 2023

Prova do Ensino Fundamental

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Artística e Educação Física;
  • Matemática;
  • Ciências;
  • História e Geografia.

Provas do Ensino Médio

  • Linguagens, Códigos e suas tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologia.

Seja para conquistar o certificado do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, além das questões objetivas é necessário realizar uma redação. Além disso, a aplicação das provas ocorre em um único dia com 120 questões objetivas – 30 questões para cada eixo de conhecimento – e uma redação.

Para conferir com detalhes os temas de cada disciplina, você pode consultar as Apostilas para estudantes e professores e as Provas anteriores ao clicar no Menu “Orientações ao Participante” no Portal do Encceja 2023.