Veja como se inscrever para o Encceja 2022

Concluir os estudos já é uma tarefa difícil para muitos jovens brasileiros, e com o advento da pandemia causada pelo Coronavírus, muitos estudantes tiveram seus estudos penalizados, e não conseguiram concluí-los na idade considerada adequada pelo sistema educacional do país. O Encceja passou a ser uma oportunidade para esses jovens na tentativa de obterem seus diplomas de primeiro e segundo grau.

Acessar Página do Participante ENCCEJA 2022

O Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, é elaborado e aplicado pelo Inep, Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, assim como o Enem. Neste ano de 2022, a data prevista para a realização das provas publicada no Diário Oficial da União, será em agosto. Veja como se inscrever para o Encceja 2022.

Quem pode se inscrever para o Encceja 2022

Para se inscrever para o Encceja nesta  edição de 2022, o participante deve estar dentro de alguns critérios pré-estabelecidos pelo edital, tais como:

  • Ter 15 anos ou mais para obter o Certificado do Encceja para Ensino Fundamental;
  • Ter 18 anos ou mais para obter o Certificado do Encceja para o Ensino Médio.

Não é necessário que o participante tenha frequentado a escola para fazer o Encceja.

Apostila ENCCEJA 2022 – ENSINO MÉDIO

Apostila ENCCEJA 2022 – ENSINO FUNDAMENTAL

Como será feita a inscrição para o Encceja 2022

A inscrição deve ser feita exclusivamente pela Página do Participante do Encceja 2022, cuja liberação da página se dará em data ainda a ser divulgada pelo Inep.

Acessar Portal do Inep

Cronograma já publicado sobre o Encceja 2022

  • Provas do Encceja regular em todo o país: 28 de agosto de 2022;
  • Provas do Encceja Exterior: 18 de setembro de 2022;
  • Provas do Encceja Exterior – Pessoas Privadas de Liberdade (PPL Exterior): 19 e 30 de setembro de 2022;
  • Provas do Encceja Brasil – Pessoas Privadas de Liberdade (PPL no Brasil): 11 e 12 de outubro de 2022.

O Encceja foi criado em 2002, com intuito de facilitar a possibilidade de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada, obterem seus diplomas, facilitando assim, a inclusão no ensino superior e no mercado de trabalho.

Qual a nota mínima para obter o Certificado do Encceja 2022

Para obter o certificado Encceja, seja para o Ensino Fundamental ou Médio, o candidato deve atingir 100 pontos em cada matéria de prova, e uma nota mínima de 5,0 pontos na redação.

O candidato pode também acessar o site do Encceja para obter material de estudos online totalmente gratuito através do link oficial do Encceja. Além de material para estudo, terá à disposição provas e gabaritos de edições anteriores, que ajudarão na hora de estudar e treinar para as questões da prova.

Deixe seu Comentário