fechar

Fique por dentro de todas as dicas de como se preparar para o Encceja 2019

Faltando pouco mais de um mês para a prova do Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, os candidatos estão em busca de dicas e formas para estudar e se dar bem no exame. Fique por dentro de todas as dicas de como se preparar para o Encceja 2019.

As provas do Encceja serão aplicadas no da 25 de agosto de 2019, em 611 municípios de todo o país, com horários no período da manha e no período da tarde. O exame visa a certificação de jovens acima da idade considerada normal para conclusão dos estudos nos ensinos Fundamental e Médio.

Como é a prova do Encceja 2019

Tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, o exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. As provas do Encceja obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor. São aplicadas em um único dia, nos turnos matutino e vespertino.

Dicas de como se preparar para o Encceja 2019

Para se organizar, o candidato deve direcionar a atenção primeiro para as matérias cobradas no exame, que serão:


Ensino Fundamental

  • Ciências Naturais;
  • Matemática
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • História e Geografia.

Ensino Médio

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Matemática e suas Tecnologias.
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Disponibilidade de tempo para estudar

Como sabemos, muitos candidatos não têm tanta disponibilidade de tempo para se dedicar aos estudos, mas o importante é manter uma dedicação e disciplina. Neste caso deve focar em:

  • Local apropriado – com pouco ou nenhuma interferência de barulho ou pessoas tirando a concentração.
  • Focar nas matérias mais difíceis – Na hora de estudar é importante dedicar mais tempo à aquelas matérias em que se tem mais dificuldade, justamente para tirar as suas dúvidas antes do dia da prova.
  • Treino da Redação – A redação é considerada por muitos a parte mais difícil de uma prova, então, nada melhor que treinar temas que já foram utilizados pelo próprio exame.
  • Material didático – se o candidato possuir possibilidades de adquirir o material de estudos, melhor ainda. Pois terá disponível em mãos os assuntos que deve focar.
  • Treino em provas anteriores – Como sabemos, o Inep, não disponibiliza as provas anteriores do Encceja, somente o gabarito, mas você pode utilizar provas do Enem para treinar.
  • Dedicação – O tempo é curto, são pouco mais de 30 dias para estudar, mas se houver dedicação durante esse período, o aproveitamento será considerável. Reserve uma ou das horas do seu dia para estudar, inclusive no final de semana.

Como saberei o meu local de prova do Encceja 2019

O local de prova do participante será informado no Cartão de Confirmação da Inscrição, que será disponibilizado no endereço da Página do Participante do Encceja, em data ainda a ser divulgada pelo Inep.



Tags : Apostila EnccejaEnccejaMaterial Encceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe seu Comentário

avatar