fechar

Com a nota da prova do Encceja, veja como funciona a solicitação do Certificado

Com a aplicação das provas concluída, os candidatos devem aguardar os Resultados Individuais para fazer a solicitação do Certificação de Conclusão do Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Veja aqui, como funciona a solicitação do Certificado dos Ensinos Fundamental e Médio do Encceja 2019.

Vale lembrar que, além do Certificado completo, o Encceja também dispõe da  Declaração Parcial de Proficiência para quem obtiver a nota em parte das matérias do exame.

Solicitação do Certificado de Conclusão completo do Encceja 2019

O candidato que obtiver a nota mínima exigida em todas as matérias e na redação, poderá solicitar o Certificado de Conclusão do Encceja 2019. A nota mínima exigida é:

  • Nota exigida em cada área de conhecimento: 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja;
  • Nota exigida na Redação: Nota mínima de 5,0

Solicitação da Declaração Parcial de Proficiência do Encceja 2019

Quem fez a prova e não conseguiu obter a nota mínima em todas as áreas de conhecimento, poderá solicitar a Declaração Parcial de Proficiência do Encceja 2019 nas matérias em que a nota foi atingida. Isso significa que, na próxima edição do Encceja, essa candidato só precisará fazer as provas das áreas faltantes.


Quem emite os Certificados do Encceja?

O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, é o órgão responsável somente pela elaboração e aplicação das provas do Encceja, mas não emite os Certificados. O responsável pela emissão são as Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, cuja indicação foi feita pelo participante no momento da inscrição no Encceja.

Quando poderá ser feita a solicitação do Certificado do Encceja 2019?

O candidato só saberá se conseguiu ou não a nota exigida para a Certificação após a liberação dos Resultados Individuais, isso deve ocorrer no final do ano. Após a divulgação desses Resultados, o candidato poderá se dirigir a Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia para solicitar o seu Certificado de Conclusão ou Declaração Parcial de Proficiência do Encceja 2019.

Como acessar o Gabarito e os Resultados individuais do Encceja 2019?

O Gabarito do Encceja será liberado no décimo dia após a realização da prova, ou seja, em 06 de setembro. Mas o candidato não conseguirá saber a sua nota devido o sistema de base na prova, a Teoria de Resposta ao Item (TRI), cujo peso de cada questão pode variar. A nota que cada participante conseguiu alcançar só será liberada nos Resultados Individuais, no final do ano.

Para acessar cada um, o participante deverá entrar no link abaixo:

O candidato que obtiver a nota em todas as matérias e fizer a solicitação do Certificado de Conclusão do Encceja poderá ingressar no ensino superior. Mas a nota do Encceja não é considerada para o vestibular de graduação, somente para o Certificado.



Tags : Certificado de ConclusãoCertificado EnccejaEncceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

2
Deixe seu Comentário

avatar
2 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
2 Autores de comentários
erivaldoLuciana Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votado
erivaldo
Visitante
erivaldo

Ja estamos em Dezembro e nada das notas

Luciana
Visitante
Luciana

Eu fiz a prova do encceja só faltou a nota de ciências humanas vcs junta com a nota do ano passado ou tenho que tirar 100 nessa prova.O ano passado tirei 99 na prova…