fechar

Entenda o procedimento para solicitar o Certificado do Encceja 2019

Agora que o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, já divulgou o Resultado do Encceja 2019, os participante já podem acessar a sua nota e também solicitar o Certificação do Conclusão, para quem obteve a nota mínima exigida no exame.

Antes, porém, é importante dizer que, a responsabilidade pela emissão do Certificado é das Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais cadastrados e indicados pelos participantes no ato das inscrições. O atendimento será realizado em 383 campus e 32 institutos, em quase todos os estados brasileiros (com exceção de Ceará, Tocantins e Alagoas).

Qual na nota mínima para passar no Encceja 2019?

Para conseguir passar no Encceja e obter o Certificado de Conclusão, o participante deve atingir a nota mínima de 100 pontos em cada matéria e 5,0 na redação. Mas quem conseguir essa nota somente em partes das matérias, também pode obter a Declaração de Proficiência Parcial e na próxima edição do Encceja só precisará fazer as provas que faltarem.

Como é feito o pedido de emissão do Certificado do Encceja 2019?

Após ter acesso ao Resultado, o participante terá que se dirigir à Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal para fazer a solicitação do Certificado do Encceja. O certificado pode ser:


  • Certificado de Conclusão do Encceja – Para quem conseguir a nota mínima de 100 pontos em cada matéria e 5,0 na redação;
  • Declaração Parcial de Proficiência – Para quem conseguir a nota mínima de 100 pontos em parte das matérias.

O que levar para fazer a solicitação do Certificado do Encceja 2019?

Para fazer a solicitação, o participante deve levar os documentos pessoas originais e com foto, além do número de inscrição no Encceja. Apesar de não ser obrigatório, recomenda-se levar também as notas obtidas nas provas do Encceja.

Exemplo de solicitação do Certificado do Encceja 2019

Cada unidade certificadora possui seus procedimentos complementares para certificação, e cabe aos candidatos ter o contato com a unidade indicada para saber, por exemplo, se é possível fazer a solicitação pela internet ou somente pessoalmente.

Como exemplo, o Instituto Federal São Paulo (ifsp), possui um link no site suap.ifsp.edu.br para o candidato fazer a sua solicitação e poder emitir o Certificado em até 48h. O candidato informa o e-mail de contato e o Instituto envia o arquivo em PDF para ser emitido e impresso pelo participante.



Tags : Certificado de ConclusãoCertificado EnccejaEncceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

5
Deixe seu Comentário

avatar
4 Comentar tópicos
1 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
5 Autores de comentários
ALEXANDREANDRE JAGUAPITALuizMichelle NobleELENEIDE.dos santos Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votado
ALEXANDRE
Visitante
ALEXANDRE

TEM ALGUM NUMERO DE TELEFONE QUE POSSO LIGAR PARA TER INFORMAÇOES ,DE COMO PEGAR O CERTIFICADO.

ANDRE JAGUAPITA
Visitante
ANDRE JAGUAPITA

DEPOIS QUE PEDI PARA FASE A EMISAO DO DIPLOMA LEVA QUANTO TEMPO ?

Michelle Noble
Visitante
Michelle Noble

Como faço para ter certeza que passei no encceja? Preciso ir a algum lugar?
E se não passei em alguma matéria, farei só as que não passei?
Desde já agradeço por me ajudar.

Luiz
Visitante
Luiz

Na mesma página da internet que fez a matrícula, ” página do participante enceja”

ELENEIDE.dos santos
Visitante
ELENEIDE.dos santos

posso pedir.por imail..eu certificado