Entenda o procedimento para solicitar o Certificado do Encceja 2019

Agora que o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, já divulgou o Resultado do Encceja 2019, os participante já podem acessar a sua nota e também solicitar o Certificação do Conclusão, para quem obteve a nota mínima exigida no exame.

Antes, porém, é importante dizer que, a responsabilidade pela emissão do Certificado é das Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais cadastrados e indicados pelos participantes no ato das inscrições. O atendimento será realizado em 383 campus e 32 institutos, em quase todos os estados brasileiros (com exceção de Ceará, Tocantins e Alagoas).

Qual na nota mínima para passar no Encceja 2019?

Para conseguir passar no Encceja e obter o Certificado de Conclusão, o participante deve atingir a nota mínima de 100 pontos em cada matéria e 5,0 na redação. Mas quem conseguir essa nota somente em partes das matérias, também pode obter a Declaração de Proficiência Parcial e na próxima edição do Encceja só precisará fazer as provas que faltarem.

Como é feito o pedido de emissão do Certificado do Encceja 2019?

Após ter acesso ao Resultado, o participante terá que se dirigir à Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal para fazer a solicitação do Certificado do Encceja. O certificado pode ser:

  • Certificado de Conclusão do Encceja – Para quem conseguir a nota mínima de 100 pontos em cada matéria e 5,0 na redação;
  • Declaração Parcial de Proficiência – Para quem conseguir a nota mínima de 100 pontos em parte das matérias.

O que levar para fazer a solicitação do Certificado do Encceja 2019?

Para fazer a solicitação, o participante deve levar os documentos pessoas originais e com foto, além do número de inscrição no Encceja. Apesar de não ser obrigatório, recomenda-se levar também as notas obtidas nas provas do Encceja.

Exemplo de solicitação do Certificado do Encceja 2019

Cada unidade certificadora possui seus procedimentos complementares para certificação, e cabe aos candidatos ter o contato com a unidade indicada para saber, por exemplo, se é possível fazer a solicitação pela internet ou somente pessoalmente.

Como exemplo, o Instituto Federal São Paulo (ifsp), possui um link no site suap.ifsp.edu.br para o candidato fazer a sua solicitação e poder emitir o Certificado em até 48h. O candidato informa o e-mail de contato e o Instituto envia o arquivo em PDF para ser emitido e impresso pelo participante.

Deixe seu Comentário