fechar

Saiba como concluir o Ensino Fundamental com o Encceja 2020

A conclusão dos estudos é o desejo de muita gente que não teve oportunidade de finalizar na idade adequada, e para isso existe uma opção acessível, o Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, que permite em um único dia fazer as provas para avaliar e certificar o ensino fundamental e médio. Saiba como concluir o Ensino Fundamental com o Encceja 2020.

Quem está com idade entre 15 e 17 anos, e deseja obter o certificado do ensino fundamental pode se inscrever no Encceja e fazer as provas das quatro áreas de conhecimento:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

As provas são aplicadas em um único dia, sendo no período da manhã as duas primeiras e no período da tarde as duas últimas.

Como é feita a avaliação do Encceja para o ensino fundamental?

O candidato deve atingir a nota mínima de 100 pontos em cada uma das provas e nota 5,0 na redação. A prova contém 30 questões, valendo 4 pontos cada. É necessário acertar 10 questões de cada matéria, ou seja 1/3 da prova. Na redação, o candidato deve desenvolver um texto com o tema solicitado.


Não precisa ter frequentado escola para fazer o Encceja

Mesmo aqueles que não frequentaram a escola, podem fazer o Encceja, basta ter o conhecimento exigido para alcançar a resolução das provas e obter a nota mínima. Serão avaliadas as competências, habilidades e saberes dos candidatos.

A emissão do certificado do Encceja é feita pelas Secretarias Estaduais de Educação ou Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que devem ser mencionados no momento da inscrição.

Inscrições e provas do Encceja 2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão que realiza o Encceja, ainda não divulgou o Edital com as normas e datas do exame para 2020, mas as inscrições devem ocorrer entre abril e maio, com provas aplicadas provavelmente em agosto. Assim que for confirmado pelo Inep, os interessados terão todas as datas importantes do Encceja 2020.



Tags : Certificado de ConclusãoCertificado EnccejaEnccejaProvas Encceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

0 0 voto
Avaliação
guest
5 Comentários
mais novo
mais velho mais votados
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários
Robinson
Robinson
3 meses atrás

Fiz o encena 2019 e passei em todas as provas menos na redação. Queria saber se posso fazer só a redação no encena 2020 ?

Andreza Miranda da Conceição de Assis
Andreza Miranda da Conceição de Assis
3 meses atrás

Fiz o encceja 2019 somente a matemática pq fiz enem em 2010 e fiquei devendo só essa matéria, minha pontuação no encceja foi 77 então não consegui formar, esse ano tenho que fazer todas as matérias para concluir?

Angela
Angela
3 meses atrás

Minha insatisfação foi meu filho fazer as provas passar e não poder pegar o certificado, pois precisa do nada consta do TRE, ele por infelicidade teve algo com a justiça e alegaram a ele que ele só poderá pegar o certificado em 2022, como é que o governo coloque essas pessoas na sociedade se eles não podem estudar, ele quer fazer uma faculdade e não pode por causa de uma lei absurda, isso revolta o ser humano, ele só quer ter o direito de pegar o certificado e continuar a estudar, gostaria de saber se ele pode fazer isso sem… Leia mais »

Anair de abreu
Anair de abreu
3 meses atrás

Quem fez o encena 2019 pra o ensino médio com mais de 30 anos. sem ter concluído o fundamental vale para os dois o certificado

Cora Coralina Bento Pinheiro Alves
Cora Coralina Bento Pinheiro Alves
3 meses atrás
Responder a  Anair de abreu

Não precisa fazer o fundamental.
O do ensino médio já vale por todos.