Categorias: Provas Encceja

Depois da Prova do Encceja 2019

Quais serão os próximos passos depois da prova do Encceja 2019

Depois da aplicação das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, os candidatos terão uma nova etapa no processo de Certificação, afinal, ainda não será possível saber a nota obtida no exame. Quais serão os próximos passos depois da prova do Encceja 2019?

A partir de agora, os candidatos terão de aguardar a liberação do Gabarito e dos Resultados Individuais do Encceja. Entenda como funciona cada um e quando serão divulgados pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que é o órgão responsável pela organização e aplicação do Encceja.

Liberação do Gabarito Oficial do Encceja 2019

Segundo o que já foi divulgado no edital do próprio Encceja, o Gabarito Oficial do Exame só será liberado no décimo dia útil após a aplicação das provas, ou seja, dia 06 de setembro de 2019. Mas, como trata-se de uma sexta, véspera de final de semana, pode ser que isso ocorra somente na segunda-feira seguinte, dia 09.

O Gabarito Oficial do Encceja será liberado na Página do Inep e não na Página do Participante do Encceja. Porém, não será possível saber a nota tirada ou se o candidato conseguiu obter a nota mínima exigida para Certificação, pois o peso de cada questão é diferente, com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI). A nota mesmo só poderá ser visualizada na liberação do Resultado Individual do Encceja.

Liberação do Resultado Individual do Encceja 2019

Os candidatos só saberão a nota que conseguiu no Encceja após a divulgação dos Resultados Individuais, e isso só será possível no final do ano. O edital do Encceja não informa a data exata da divulgação dos Resultados Individuais, mas com base em liberações de anos anteriores, isso deve ocorrer no mês de novembro 2019. A liberação dos Resultados Individuais será feita na Página do Participante do Encceja, e para acessar, o candidato deve ter em mãos o CPF e a senha cadastrada na inscrição.

Solicitando o Certificado do Encceja 2019

A solicitação do Certificado do Encceja só poderá ser feita após a liberação dos Resultados Individuais, e ela deve ser feita diretamente na Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, cuja indicação foi feita pelo candidato no ato da inscrição do Encceja.

E quem não conseguir a nota em todas as matérias do Encceja 2019?

O candidato que conseguiu obter a nota mínima em parte das matérias, conseguirá a Declaração Parcial de Proficiência nas provas em que obtiver nota suficiente, ou seja, no ano seguinte só precisará fazer as provas das matérias que ficaram faltando.

IMPORTANTE: É de responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, o uso dos resultados do Exame e a emissão dos documentos necessários para a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio e a emissão da Declaração Parcial de Proficiência aos participantes. Para 2019, são 383 instituições certificadoras cadastradas.

Deixe um comentário
Compartilhar

Posts Recentes

Encceja 2020 adiado novamente

Foi confirmado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira, o Inep,… Leia mais

4 semanas atrás

Provas do Encceja Edição 2020

Como sabemos, a edição do Encceja 2020 foi adiada para 2021 devido a pandemia causada… Leia mais

1 mês atrás

Acelere seus estudos para o Encceja 2020

Com as provas marcadas para o dia 25 de abril de 2021 das 9h às… Leia mais

2 meses atrás

Provas do Encceja 2020 serão aplicadas em Abril

Após o adiamento da edição de 2020 para 2021, o Encceja terá suas provas aplicadas… Leia mais

2 meses atrás

Segunda será o último dia para as inscrições no Encceja 2020

Quem ainda não fez a inscrição para o Encceja deve se apressar, pois segunda, dia… Leia mais

4 meses atrás

Inscrições para o Encceja irão até 22 de janeiro

Quem pretende aproveitar a oportunidade de concluir os ensinos Fundamental e Médio, devem correr e… Leia mais

4 meses atrás