fechar

Tome nota de 5 dicas para o dia da Prova do Encceja 2019

Com um número recorde de inscritos para a edição deste ano, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, Encceja, possibilita às pessoas que já passaram da idade considerada adequada de finalização dos Ensinos Fundamental e Médio, adquirir seus certificados. Com a prova sendo aplicada no próximo dia 25 de agosto, tome nota de 5 dicas para o dia da Prova do Encceja 2019.

Nota das 5 dicas para o dia da Prova do Encceja 2019

  1. Chegue cedo – Assim como no Enem, não é permitida a entrada após o horário de fechamento dos portões. E para quem não quiser perder a prova, a dica é chegar mais cedo. Além da tranquilidade no local, o candidato que chegar antes poderá escolher o melhor lugar da sala para fazer a sua prova.
  2. Leve mais de uma caneta esferográfica – Parece bobagem, mas você sabia que a prova do Encceja só pode ser resolvida com caneta de tinta preta e feita de material transparente? Pois é, e para garantir que você não ficará na mão durante o exame, é importante levar no mínimo três canetas, para deixar algumas de reserva.
  3. Resolva as mais fáceis primeiro – O maior erro que um candidato pode cometer é perder tempo com questões difíceis, que não sabe resolver, já de primeira em um exame. Deixe essas questões para o final, e vá resolvendo aquelas mais fáceis ou que você tenha mais certeza. Não hesite em pular para voltar depois.
  4. Redação – Introdução, desenvolvimento e conclusão – Essa é a linha de criação de uma redação para quem quer manter um texto bom. Primeiro apresenta o conteúdo, segundo faz o desenvolvimento da proposta e no final busca uma conclusão para todas as questões ou assuntos levantados no texto.
  5. Atenção ao passar para o gabarito – Muitos candidatos erram questões que haviam acertado no momento da prova, mas marcam errado na hora de passar para o gabarito. Então, tenha atenção e calma ao passar as questões para o gabarito do Encceja.

E após a prova do Encceja 2019?

Após a realização do exame do Encceja, os candidatos devem aguardar o gabarito e os resultados individuais para saber a nota que conseguiu alcançar, e se conseguiu obter a pontuação mínima para a Certificação dos Ensinos Fundamental ou Médio.

Liberação do Gabarito do Encceja 2019

O Gabarito do Encceja será liberado dez dias uteis após a realização da prova, ou seja, entre os dias 06 e 09 de Setembro, isso porquê trata-se de um final de semana. A divulgação será feita na Página do Inep, Estudo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que é o responsável pela aplicação do Encceja. E Apesar de o candidato ter noção de erros e acertos, não será possível saber a nota, pois o peso de cada questão é diferente.

Resultados do Encceja 2019

Os resultados do Encceja 2019 ainda não têm data definida de divulgação, mas baseado em edições anteriores, isso deve ocorrer no mês de novembro. A liberação dos resultados pode ocorrer de forma separada, Ensino Fundamental e Médio.




Tags : EnccejaLocal de ProvaProvas Encceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe seu Comentário

avatar