Notícias

Diretor responsável pelo Enem e Encceja é exonerado

Diretor responsável pela elaboração e aplicação do Enem e Encceja é exonerado do cargo

Em pouco mais de um mês no cargo, Francisco Vieira Garonce, diretor responsável pela elaboração e aplicação do Enem e Encceja, é exonerado. A demissão foi publicada nesta quarta, 05, no Diário Oficial da União. O Diretor havia assumido a pasta em 17 de abril, em substituição a Paulo César Teixeira, que havia pedido demissão do cargo na época.

O Enem teve neste ano de 2019, 5 milhões de candidatos confirmado que farão as provas nos dias 03 e 10 de novembro, já o Encceja bateu recordes de inscritos, chegando a 2.973.375. O Então diretor havia sido convidado pelo antigo presidente do Inep, Elmer Vicenzi.

Além do Enem e Encceja, Garonce era responsável pela Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep. E antes de assumir a diretoria do Inep, era coordenador-geral de Educação para o trânsito do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Garonce é formado em administração e jornalismo, com doutorado em Comunicação e Educação, segundo seu currículo registrado na plataforma Lattes.

A demissão já havia sido passada pelo jornal Folha de S. Paulo, e foi confirmada nesta quarta, com a data retroativa do dia 22 de maio.

Motiva do demissão

Segundo a reportagem da Folha de S. Paulo, a exoneração seria motivada por uma falha de segurança no envio das questões para a gráfica que havia colocado em suspensão a realização das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Porém em declaração dada pelo presidente do Inep, Alexandre Lopes, as provas do Encceja foram substituídas. “O problema foi superado. Enviamos uma nova prova dentro dos padrões estabelecidos pelo Inep” — disse.

As provas do Encceja, cujo números de inscritos bateu a marca de 2.973.375, um aumento de 75%, serão aplicadas em 611 municípios de todo o país e Distrito Federal no dia 25 de agosto. Já o Enem será aplicado em dois domingos seguidos, nos dia 03 e 10 de novembro de 2019.

Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por

Posts Recentes

Provas do Encceja serão em agosto

A edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2020 já… Leia mais

2 meses atrás

Encceja 2020 adiado novamente

Foi confirmado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira, o Inep,… Leia mais

4 meses atrás

Provas do Encceja Edição 2020

Como sabemos, a edição do Encceja 2020 foi adiada para 2021 devido a pandemia causada… Leia mais

4 meses atrás

Acelere seus estudos para o Encceja 2020

Com as provas marcadas para o dia 25 de abril de 2021 das 9h às… Leia mais

4 meses atrás

Provas do Encceja 2020 serão aplicadas em Abril

Após o adiamento da edição de 2020 para 2021, o Encceja terá suas provas aplicadas… Leia mais

4 meses atrás

Segunda será o último dia para as inscrições no Encceja 2020

Quem ainda não fez a inscrição para o Encceja deve se apressar, pois segunda, dia… Leia mais

6 meses atrás