Diretor responsável pela elaboração e aplicação do Enem e Encceja é exonerado do cargo
Em pouco mais de um mês no cargo, Francisco Vieira Garonce, diretor responsável pela elaboração e aplicação do Enem e Encceja, é exonerado. A demissão foi publicada nesta quarta, 05, no Diário Oficial da União. O Diretor havia assumido a pasta em 17 de abril, em substituição a Paulo César Teixeira, que havia pedido demissão do cargo na época.
O Enem teve neste ano de 2019, 5 milhões de candidatos confirmado que farão as provas nos dias 03 e 10 de novembro, já o Encceja bateu recordes de inscritos, chegando a 2.973.375. O Então diretor havia sido convidado pelo antigo presidente do Inep, Elmer Vicenzi.
Além do Enem e Encceja, Garonce era responsável pela Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep. E antes de assumir a diretoria do Inep, era coordenador-geral de Educação para o trânsito do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Garonce é formado em administração e jornalismo, com doutorado em Comunicação e Educação, segundo seu currículo registrado na plataforma Lattes.
A demissão já havia sido passada pelo jornal Folha de S. Paulo, e foi confirmada nesta quarta, com a data retroativa do dia 22 de maio.
Motiva do demissão
Segundo a reportagem da Folha de S. Paulo, a exoneração seria motivada por uma falha de segurança no envio das questões para a gráfica que havia colocado em suspensão a realização das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Porém em declaração dada pelo presidente do Inep, Alexandre Lopes, as provas do Encceja foram substituídas. “O problema foi superado. Enviamos uma nova prova dentro dos padrões estabelecidos pelo Inep” — disse.
As provas do Encceja, cujo números de inscritos bateu a marca de 2.973.375, um aumento de 75%, serão aplicadas em 611 municípios de todo o país e Distrito Federal no dia 25 de agosto. Já o Enem será aplicado em dois domingos seguidos, nos dia 03 e 10 de novembro de 2019.