fechar

Todas as informações sobre a divulgação do Edital do Encceja 2019

Com a divulgação do Edital do Encceja 2019, realizado nesta quarta, 08, algumas dúvidas já podem ser esclarecidas referente a realização do exame. Saiba todas as informações sobre a divulgação do Edital do Encceja 2019.

Com as inscrições confirmadas entre os dias 20 e 31 de maio, assim como a solicitação de atendimento especializado para quem necessita, o Exame Nacional Para Certificação De Competência De Jovens E Adultos é a oportunidade de concluir os ensinos fundamental e médio para quem não conseguiu terminar no período normal.

Os critérios para se inscrever no Encceja 2019 são: ter 15 anos ou mais de idade até a data da realização das provas para o Ensino Fundamental, e ter 18 anos ou mais até a data da realização da prova para o Ensino Médio.

Divulgação do Edital do Encceja 2019

Versões do Edital do Encceja 2019

Uma versão do edital em Língua Brasileira de Sinais (Libras) será divulgada nos próximos dias, no canal do Inep no Youtube. É a primeira vez que o Encceja tem um edital traduzido em Libras para auxiliar os participantes surdos ou com deficiência auditiva, reforçando a Política de Inclusão e Acessibilidade do Inep.


Cronograma geral do Encceja 2019

Abaixo segue as datas que futuras do Encceja 2019. Deixa marcada na sua agenda para não esquecer.

  • Inscrições Encceja 2019 – 20 a 31/5
  • Solicitação de Atendimento Especializado – 20 a 31/5
  • Solicitação de Atendimento pelo Nome Social – 3 a 7/6
  • Resultado da solicitação de Atendimento Especializado – 7/6
  • Recurso de solicitação de Atendimento Especializado – 10 a 14/6
  • Resultado da solicitação de Atendimento pelo Nome Social – 14/6
  • Resultado do recurso de solicitação de Atendimento Especializado – 21/6
  • Recurso da solicitação de Atendimento pelo Nome Social – 17 a 21/6
  • Resultado do recurso da solicitação de Atendimento pelo Nome Social – 26/6
  • Aplicação da prova do Encceja 2019 – 25/8

A prova será aplicada em todos os Estados e no Distrito Federal no dia 25 de agosto de acordo com os horários abaixo.

No Período da Manhã será o seguinte horário:

  • Abertura dos portões 8h
  • Fechamento dos portões 8h45
  • Início das provas 9h
  • Término das provas 13h

No Período da Tarde será o seguinte horário:

  • Abertura dos portões 14h30
  • Fechamento dos portões 15h15
  • Início das provas 15h30
  • Término das provas 20h30

Inscrição para o Encceja 2019

A inscrição para o Encceja 2019 será feita exclusivamente pela internet, através da Página do Participante do Encceja, a partir das 10h do dia 20 de maio até às 23h59m do dia 31 de maio de 2019. Para isso, o candidato deve digitar o CPF, data de nascimento e cadastrar uma senha de acesso.

O candidato que fizer a inscrição para a prova do Encceja 2019 e não comparecer no dia para fazer o exame, e quiser fazer a prova no ano de 2020 ou outra ocasião posterior, deverá justificar sua ausência no sistema de inscrição. Caso o participante não justifique a sua ausência, deverá ressarcir ao Inep o valor a ser divulgado no ano seguinte, mediante Guia de Recolhimento da União Cobrança (GRU), no endereço enccejanacional.inep.gov.br.

Certificação ou Declaração de Proficiência

Os resultados do Encceja podem ser usados de duas formas. O participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação tem direito à Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Já o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas, tem direito à Declaração Parcial de Proficiência. A inscrição e a participação nas provas não dão direito à certificação ou à declaração.

O Inep elabora, aplica e corrige as provas do Encceja, mas a certificação é feita pelas Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia que tiverem assinado termo de adesão ao Encceja com o Inep. O participante deve escolher a instituição certificadora na qual prefere solicitar a certificação ou a declaração parcial de proficiência durante a inscrição.



Tags : Edital EnccejaEnccejaInscrições Encceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

1
Deixe seu Comentário

avatar
1 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
1 Autores de comentários
Rosiene Querino Fregnani Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votado
Rosiene Querino Fregnani
Visitante
Rosiene Querino Fregnani

Não lembro em que eixos rodei 2018 oque fazer pra saber .por favor me ajudem