Categorias: Resultado Encceja

Encceja 2019: Resultados serão Liberados em Dezembro

MEC confirma a liberação dos Resultados do Encceja para Dezembro

O anúncio foi feito em entrevista coletiva pelo Ministro da Educação, Abraham Weintraub, e pelo presidente do Inep, Alexandre Lopes, confirmando a liberação dos Resultados do Encceja para Dezembro. Com um número recorde de participantes nesta edição, o Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos superou em 45% o ano anterior.  Sendo a maior participação já registrada para o exame, atingindo o total de 1.185.945 jovens e adultos que o realizaram o Exame.

Segundo o Ministro, apesar de ter ocorrido uma elevação considerável no número de pessoas que se inscreveram e participaram do exame, ainda temos muitas abstenções, justificada, segundo ele, pela gratuidade do processo. “A lei determina que a gente não cobre das pessoas que fazem a prova. Então é um custo direto para o pagador de imposto, não para quem faz a prova. Daí explica também a alta abstenção. O custo para a pessoa não fazer a prova é mínimo”, afirmou.

Gabaritos serão liberados em Setembro 2019

Antes da liberação dos Resultados, o candidato terá acesso ao Gabarito Oficial, que será liberado no décimo dia útil após a realização da prova, no dia 06 de setembro. O Gabarito ficará disponível na Página do Inep para que os candidatos possam visualizar.

Certificado e Declaração de Proficiência do Encceja 2019

O candidato que conseguir alcançar a nota mínima exigida em todas as áreas de conhecimentos e também na Redação estará apto ao Certificado de Conclusão do Encceja. Porém, aqueles que conseguirem somente em partes das áreas de conhecimentos estarão aptos a obter a Declaração de Proficiência do Encceja, o que significa que, na próxima edição do Encceja, só precisará fazer as provas que ficaram faltando para a conclusão.

Quem não compareceu no dia da prova do Encceja 2019

Apesar de constar no Edital do Encceja e em algumas divulgações feita pelo MEC, a provável cobrança de ressarcimento do órgão por quem se inscreveu e não compareceu no dia do exame não ocorrerá. Conforme palavras do Ministro Weintraub, “é um custo direto para o pagador de imposto, não para quem faz a prova”.

Temas das Redações do Encceja 2019

Como já havíamos antecipado aqui no vocênoencceja, o tema da redação estaria ligado a assuntos atuais e que estão em bastante evidência e discussão pelo mundo. Neste ano os temas foram “A organização do tempo e o acesso às redes sociais”, para o ensino médio, e “Novas formas de consumo consciente” para o Ensino Fundamental.

Deixe um comentário
Compartilhar

Posts Recentes

Segunda será o último dia para as inscrições no Encceja 2020

Quem ainda não fez a inscrição para o Encceja deve se apressar, pois segunda, dia… Leia mais

3 dias atrás

Inscrições para o Encceja irão até 22 de janeiro

Quem pretende aproveitar a oportunidade de concluir os ensinos Fundamental e Médio, devem correr e… Leia mais

1 semana atrás

Quem Pode se Inscrever para o Encceja 2020

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, Encceja,… Leia mais

2 semanas atrás

Encceja 2020: Inscrições e Provas

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, Encceja, terá a edição… Leia mais

2 semanas atrás

Inscrições para o Encceja 2020 começam dia 11 de janeiro

Quem estava ansioso para se inscrever no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens… Leia mais

2 semanas atrás

Como Justificar Ausência no Encceja 2019

A edição do Encceja 2020 será aplicada em 25 de abril de 2021 em todo… Leia mais

2 semanas atrás