O Encceja 2019 será realizado no dia 25 de agosto em todo o país

O Encceja 2019 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) será realizado no dia 25 de agosto em todo o país. Quem chegou a se inscrever no ano passado, não compareceu ao local de prova e deseja participar em 2019 terá de justificar a ausência entre 20 e 31 de maio, enviando ao Inep documentos que comprovem o motivo da ausência. Mais detalhes sobre o procedimento serão informados no edital, previsto para abril.

Antes os estudantes com mais de 18 anos poderiam usar o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para receber o diploma do ensino médio. Agora, a certificação será feita exclusivamente pelo Encceja, que atualmente é aplicado no Brasil e no exterior para a certificação de conclusão do ensino fundamental.

A inscrição para o Encceja 2019 será gratuita e deverá ser feita entre os dias 20 e 31 de maio. A prova, que será elaborada e aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), terá 30 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas de resposta. O aluno deverá atingir pelo menos 50% de acertos em cada prova, e pelo menos 5 pontos na redação. O custo estimado do Encceja é de R$ 40 por aluno.

O Encceja 2019 será realizado no dia 25 de outubro em todo o país

O Inep é responsável pela aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), no Brasil e no exterior, desde 2002. O exame visa aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade adequada. O Encceja Exterior é aplicado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. A aplicação para pessoas privadas de liberdade ocorre tanto no Brasil como em outros países.

A prova é aplicada para jovens e adultos que não se formaram na idade correta e que querem pleitear um diploma de ensino fundamental (a partir dos 15 anos) ou de ensino médio (a partir de 18 anos). A participação é gratuita e voluntária.

Não basta fazer o exame para conseguir os documentos. É necessário atingir um patamar mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento exigidas no Encceja, e de 5 pontos na redação

Veja abaixo o Calendário Completo do Encceja 2019

  • Inscrições Encceja 2019 – 20 a 31/5
  • Solicitação de Atendimento Especializado – 20 a 31/5
  • Solicitação de Atendimento pelo Nome Social – 3 a 7/6
  • Resultado da solicitação de Atendimento Especializado – 7/6
  • Recurso de solicitação de Atendimento Especializado – 10 a 14/6
  • Resultado da solicitação de Atendimento pelo Nome Social – 14/6
  • Resultado do recurso de solicitação de Atendimento Especializado – 21/6
  • Recurso da solicitação de Atendimento pelo Nome Social – 17 a 21/6
  • Resultado do recurso da solicitação de Atendimento pelo Nome Social – 26/6
  • Aplicação da prova do Encceja 2019 – 25/8

Salve esta página em seus favoritos para consultas futuras. Última atualização: 10/05/2019

Como acessar o Cartão de Confirmação do Encceja 2019

Para ter acesso ao local da prova do Encceja 2019, o candidato deverá entrar na Página do Participante a partir de julho, digitar o CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição. O candidato terá acesso ao Cartão de confirmação do Encceja 2019, e lá estarão disponíveis as seguintes informações:

  • Número de inscrição;
  • Data, horário e local de realização das provas;
  • Áreas de conhecimento e nível de ensino;
  • Solicitações de atendimento especializado, específico e/ou pelo nome social, caso solicitados;
  • Secretaria Estadual de Educação ou do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia escolhido para emissão do certificado ou declaração parcial de proficiência.

Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio

Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos distintos: a Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação; e a Declaração Parcial de Proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

A inscrição e a realização das provas não garantem a certificação. Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e que atingir, adicionalmente, no caso de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física no ensino fundamental; e de linguagens e códigos e suas tecnologias no ensino médio, proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação.

Materiais de Estudo para Ensino Fundamental e Médio

Materiais para estudo, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, além de orientações aos professores que atuam na preparação de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), estão disponíveis no Portal do Inep. Também podem ser acessados os cadernos de questões de todas as áreas do conhecimento do Encceja 2019, juntamente com os gabaritos. Consultá-los é uma ótima maneira de se preparar para o Exame, pois permite conhecer o formato e o nível de dificuldade das provas. O Encceja tem quatro provas objetivas, com 30 questões cada, e uma redação.