Encceja 2020 foi adiado novamente e será aplicado em agosto de 2021
Foi confirmado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira, o Inep, nesta sexta, 09, o adiamento das provas do Encceja edição 2020. Devido ao agravamento da pandemia causada pelo coronavírus, o Inep decidiu adiar mais uma vez a realização do exame para o dia 29 de agosto de 2021.
As provas, que estavam marcadas anteriormente para serem aplicadas em 25 de abril, serão aplicadas somente no segundo semestre de 2021. Com isso, os inscritos para o exame terão um prazo maior para se prepararem, apesar de muitos já estarem aguardando desde o ano passado para conseguir fazer as provas e tentar obter o diploma dos Ensinos Fundamental e Médio. A alteração está publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (9).
Em nota, o Inep justificou a decisão: “Do ponto de vista técnico-pedagógico, a postergação da data de aplicação do Encceja 2020 trará o menor impacto possível diante do estado de emergência de saúde pública de importância internacional. Assim, seguindo as recomendações já expressas por autoridades brasileiras, para a garantia da segurança de todos os envolvidos nas atividades de aplicação do exame, o Instituto entende a necessidade de adequação do calendário de aplicação das provas”.
O que é e para que serve o Encceja
O Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, foi criado especificamente para proporcionar às pessoas que passaram da idade considerada adequada de finalizar seus estudos, a obterem o diploma dos ensinos Fundamental e Médio, realizando apenas as provas das disciplinas correspondentes.
Para isso, é necessário realizar todas as provas e obter nota mínima de 100 pontos em cada uma, além de nota mínima de 5,0 na redação. Ao conseguir atingir os critérios, o candidato poderá solicitar a emissão do Certificado de Conclusão de Ensino.
Matérias do Ensino Fundamental
- Ciências Naturais;
- Matemática;
- Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
- História e Geografia.
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias.
IMPORTANTE: As pessoas que não chegaram a concluir o ensino do 1º ao 9º ano, e tem acima de 15 anos de idade, devem fazer as provas do Ensino Fundamental; Já aqueles que não conseguiram finalizar o ensino do 1º ao 3º ano do último ensino, e possuir mais de 18 anos, deve fazer as provas do Ensino Médio. Lembrando que, não é necessário que o candidato tenha frequentado a escola.