Presidente do Inep declara que prova do Encceja 2020 está prevista para Dezembro

Em tempos de crises, geralmente as pessoas buscam se reinventar na tentativa de se superarem, e neste momento de pandemia em que o mundo está passando em 2020, devido ao Coronavírus, muitos jovens e adultos que não terminaram seus estudos estão em busca de certificação. E o Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, é uma dessas oportunidades, que, segundo o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, tem previsão de aplicação do exame em dezembro de 2020. A declaração foi dada pelo presidente do instituto, Alexandre Lopes, em entrevista ao site Quero Bolsa.

Somente no ano de 2019, o Encceja teve um aumento de 45% em relação ao ano anterior, e a expectativa para a próxima edição é de aumento desse número, visto o interesse das pessoas em buscar uma certificação ou qualificação que lhes possibilite o retorno ao mercado de trabalho com mais facilidade.

Estude a través das apostilas para o Encceja 2020
Material de Estudos para o Encceja 2020

As únicas exigências são quanto à idade mínima para tirar a certificação:

  • Ter no mínimo 15 anos para o certificado de ensino fundamental
  • Ter no mínimo 18 anos para o certificado do ensino médio

Composição das Provas do Encceja 2020

No ensino fundamental, são 30 questões em cada uma das áreas abaixo:

  • Ciências Naturais.
  • Matemática.
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação.
  • História e Geografia.

No ensino médio, são 40 questões em cada uma das áreas abaixo:

  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física).
  • Matemática e suas Tecnologias.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia).
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Como se inscrever para o Encceja 2020

As inscrições para o Encceja são feitas somente pela internet, em data ainda a ser divulgada e confirmada pelo órgão responsável. O candidato precisa ter em mãos o CPF, RG e dados pessoais, sendo necessário preencher um formulário com endereço, certificação que deseja (Ensino Fundamental ou Médio), estudo socioeconômico.

As provas são aplicadas em um único dia (domingo), e quem precisa passar pelas duas etapas, de ensino fundamental e médio, precisam comparecer ao local determinado para fazer o exame no período da manhã e período da tarde. As inscrições ainda não têm data definida, mas se a data de realização se confirmar para dezembro, as inscrições devem ocorrer no máximo até outubro. Mas ainda precisamos aguardar a confirmação do Inep.