fechar

Inep confirma e Encceja 2020 será adiado

Depois de muita especulação sobre a edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para 2020, o Inep, através do seu presidente Alexandre Lopes, confirmou o adiamento do Encceja 2020. A declaração foi dada em entrevista concedida ao Quero Bolsa, no último dia 08.

Segundo Lopes, diferentemente do Enem, que é sempre aplicado no final do ano, o Encceja sempre teve sua realização entre os meses de agosto e setembro, o que não seria recomendando pelas diretrizes sanitárias, devido a pandemia causada pelo Coronavírus. Porém, Lopes confirma que será apenas adiada, mas que as provas serão aplicadas ainda este ano.

Adiamento do Encceja 2020 para o final do ano

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira também confirmou a preocupação de não impactar na realização do Enem, cujas provas serão aplicadas nos dias 01 e 08 (Enem Impresso) e 22 e 29 (Enem Digital). Para que isso não ocorra, novas datas serão analisadas e posteriormente divulgadas para os candidatos.

Pagamento de taxa de inscrição do Encceja 2020 será suspensa

Estava prevista para entrar em vigor uma regra de ressarcimento do Inep, ou seja, o candidato que se inscreveu para o Encceja nos anos de 2018/2019 e não compareceu nos dias de provas, teriam que justificar a ausência, ou então, seriam obrigados a pagar uma taxa para realizar uma nova inscrição no programa.


Essa cobrança já havia sido adiada de 2019 para 2020, e para este ano, o Inep confirmou que também será suspensa, assim como aconteceu para a inscrição do Enem. “A gente não vai colocar esse dispositivo neste ano por conta da pandemia, porque pode gerar algum tipo de dificuldade das pessoas conseguirem os atestados e formalizar as justificativas esse ano. Vamos retornar com essa política ano que vem.” Declarou Lopes ao Quero Bolsa.

Vale ressaltar a importância do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para pessoas que não tiveram possibilidade de terminar o Ensino Básico dentro da idade considerada adequada. Com as provas realizadas em apenas um dia, é possível obter o diploma dos ensinos Fundamental e Médio.



Tags : Certificado EnccejaEnccejaInscrições EnccejaProvas Encceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

guest
2 Comentários
mais novo
mais velho mais votados
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários
amanda
amanda
3 meses atrás

Vocês vão divulgar quando a nova data de inscrição forem anunciadas ?

Elaine
Elaine
3 meses atrás

Poxa , perdi a data das inscrições, devido eu estar no estágio final da gravidez. As inscrições também não sofreram alterações?