Encceja 2022: Inep divulga data oficial da prova

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta sexta-feira (21), a data de aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) 2022.

A data foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU), e de acordo com a publicação, a prova será aplicada no dia 28 de agosto. O Inep informou ainda a data do Encceja Exterior, 18 de setembro, do Encceja PPL,11 e 12 de outubro, e do Encceja Exterior PPL, 19 a 30 de setembro.

Encontre bolsas de estudo com até 80% de desconto

No Diário Oficial, o Inep destaca ainda que as datas das provas poderão ser alteradas, caso haja necessidade. O edital completo do exame ainda não foi divulgado.

Art. 4º Os exames e avaliações poderão ser cancelados ou ter suas datas de realização alteradas a critério do Inep, em decorrência da necessidade de ajuste das etapas inerentes à sua realização ou inviabilidade de alguma delas.

O que é o Encceja?

O Encceja é uma prova destinada a jovens e adultos que não conseguiram completar o Ensino Fundamental ou Médio na idade adequada. Ao ser aprovado, o estudante recebe um diploma de conclusão e pode ingressar no Ensino Superior.

O exame é formado quatro provas, composta por trinta questões, e uma redação. Segundo alguns levantamentos, é necessário acertar pelo menos ⅓ de cada prova para atingir a pontuação mínima para aprovação.

Quem pode fazer o Encceja?

O edita da edição de 2022 ainda não foi divulgado, mas considerando as edições passadas, para fazer a prova, o candidato precisa ter:

  • No mínimo, 15 anos completos no dia da prova, para obter o diploma do Ensino Fundamental;
  • No mínimo, 18 anos completos no dia da prova, para obter o diploma do Ensino Médio.

Bolsas de Estudo de até 75% – 100.000 Cursos

O Quero Bolsa tem Bolsas de Estudo com desconto de até 75% em mais de 1100 faculdades em todo o Brasil. Graduação, pós-graduação e técnico.

Quero Bolsa: Bolsas de Estudo de até 75% - 100.000 Cursos

Postagem Original
Autor: Redação Revista Quero

Deixe seu Comentário