Fique por dentro de todas as informações sobre o ENEM 2024

Parou de estudar e não conseguiu terminar o Ensino Básico? O ENCCEJA é uma prova anual criada pelo Ministério da Educação (MEC) que certifica jovens e adultos que não conseguiram concluir os estudos na idade adequada. Veja tudo sobre a prova e como se preparar para ela.

As provas para a certificação são aplicadas em dois turnos no mesmo dia, de manhã e à tarde e a participação é voluntária.

Certificado Encceja 2024

Quem pode participar do ENCCEJA?

O ENCCEJA aceita inscrições de todos aqueles que não concluíram os estudos na idade mais adequada e precisam do certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

Podem se inscrever pessoas que vivem no Brasil e no exterior, bem como aquelas que estejam cumprindo pena e adolescentes sob medidas socioeducativas e em privação de liberdade.

O único requisito exigido pela prova é a idade mínima:

  • Certificação do Ensino Fundamental: é preciso ter no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas;
  • Certificação do Ensino Médio: é preciso ter no mínimo 18 anos completos na data da realização das provas.

No caso do exame para Ensino Médio, não é obrigatória a conclusão do Ensino Fundamental.

Inscrição do ENCCEJA 2024

As inscrições para o ENCCEJA 2024 são gratuitas e estarão disponíveis de 29 de abril a 10 de maio, exclusivamente pela internet, através do sistema de inscrição do exame. Para se inscrever, os interessados devem acessar a página de inscrição utilizando o Login Único, que é o meio de acesso aos serviços digitais do governo federal.

Qual é o valor da inscrição?

Não é necessário pagar pela inscrição, pois o ENCCEJA é gratuito

A inscrição para a prova deve ser realizada pela página do participante do ENCCEJA Durante o processo, o candidato deve preencher um formulário com suas informações pessoais e responder ao Questionário Socioeconômico

Serão solicitados os seguintes dados:

  • Documentos pessoais:
    • CPF, se o candidato tiver mais que 18 anos;
    • Documento de Identidade (RG), se o candidato tiver mais que 15 anos e não tiver CPF.
  • Endereço de e-mail individual e número de telefone celular válidos;
  • Se você precisa de algum atendimento especializado e/ou específico;
  • O tipo de certificação de conclusão de ensino que está buscando (Ensino Fundamental ou Ensino Médio);
  • As provas em que você deseja ter a certificação.
    • Atenção: para conseguir o diploma, você precisa ter o certificado em todas as áreas do conhecimento! Desmarque uma matéria apenas se já tem um certificado de proficiência (seja por edições anteriores do ENCCEJA ou por outro método);
  • A Secretaria Estadual de Educação ou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia onde vai pedir o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio ou a declaração parcial de proficiência.

Nome social

O ENCCEJA permite a utilização de Nome Social que é a designação pela qual a pessoa travesti ou transexual se identifica e é socialmente reconhecida, ou seja, é o nome que condiz com a sua imagem.

Durante o período determinado no edital da prova o candidato que deseja ser atendido pelo Nome Social deve acessar a página do participante, imprimir e preencher a solicitação

Para completar o pedido, deve enviar na plataforma:

  • Fotografia atual (individual, colorida, com fundo branco, da cabeça e do tronco, sendo que a cabeça deverá estar descoberta);
  • Cópia digitalizada de um dos documentos de identificação oficial com foto
  • Cópia assinada e digitalizada do formulário de solicitação de atendimento pelo Nome Social.

Veja os detalhes da solicitação de Nome Social no ENCCEJA na Revista Quero.

Confirmação e comprovante de inscrição

Assim que terminar de preencher o formulário e o Questionário Socioeconômico, verifique se a inscrição foi concluída corretamente. O sistema irá exibir os dados que você preencheu e o seu número de inscrição.

Importante: caso seja necessário alterar alguma informação no formulário, a mudança pode ser realizada durante o período de inscrições. Os dados do Questionário Socioeconômico não podem ser alterados.

O candidato deve imprimir o comprovante de inscrição e tê-lo em mãos no dia da aplicação da prova.

A situação de inscrição pode ser consultada a qualquer momento na página do participante do ENCCEJA com o CPF do candidato e a senha cadastrada. Nela também é possível ver informações sobre a prova, como data, hora e local de realização, bem como o resultado individual do candidato.

Como recuperar a senha?

Caso o candidato esqueça a senha e/ou os dados cadastrados durante a inscrição, é possível recuperar essas informações com processos simples.

Veja como proceder em cada caso: Recuperar Senha

Divulgação do local de prova

A divulgação do local de prova é realizada em uma data próxima à da realização do exame, e não no ato de inscrição.

Por isso, o candidato deve ficar atento à página do ENCCEJA

Certificado de conclusão do ENCCEJA

O Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos pode ser realizado para comprovar a conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

  • Certificação do Ensino Fundamental
    • É preciso ter no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas;
    • O participante deve atingir no mínimo o nível 100 em cada uma das provas objetivas (a escala varia do nível 60 ao nível 180).
  • Certificação do Ensino Médio
    • É preciso ter no mínimo 18 anos completos na data de realização das provas;
    • O participante deve atingir no mínimo o nível 100 em cada uma das provas objetivas (a escala varia do nível 60 ao nível 180).

Como consultar a nota do ENCCEJA?

Os resultados do ENCCEJA são divulgados em data definida pelo Inep – no edital da prova ou posteriormente.

No dia da divulgação, o resultado pode ser consultado na página do participante

Como solicitar o certificado do ENCCEJA?

Com o resultado do exame em mãos, o estudante deve entrar em contato com a unidade da Secretaria Estadual de Educação indicada no momento da inscrição. Esse processo serve tanto para a certificação de Ensino Fundamental quanto para a de Ensino Médio.

O que fazer depois do ENCCEJA?

O estudante que consegue seu certificado de conclusão do Ensino Médio pelo ENCCEJA pode seguir normalmente a sua trajetória escolar e tentar ingressar em uma faculdade, por meio de vestibular, de programas como o Quero Bolsa e até mesmo pelo Enem.

Enem

O Inep anunciou que, a partir de 2018, é possível obter a certificação de Ensino Médio por meio do ENCCEJA e fazer o Enem no mesmo ano.

Isso aumenta as chances de o estudante conquistar uma vaga na faculdade em menos tempo, por meio de programas do governo como SisuProuniFies

Como estudar para o ENCCEJA

Para ajudar os estudantes que desejam se preparar para as provas do ENCCEJA, o Inep (organizador da prova) disponibiliza apostilas em seu site.

Apostila Encceja 2024 - Ensino Médio

Apostila ENCCEJA 204 – Ensino Médio

A Apostila ENCCEJA 2024 – Ensino Médio foi elaborada por professores especializados em cada matéria e com larga experiência. O conteúdo foi organizado, visando uma fácil assimilação do conteúdo e, assim, uma melhor otimização no tempo de aprendizagem. Adquira já a sua Apostila ENCCEJA 2024!

Comprar Apostila Encceja Ensino Médio

Na página de materiais para estudo é possível encontrar um livro introdutório, os livros para professores e as apostilas para estudantes, divididas nas seguintes áreas:

  • Ensino Fundamental
    • Matemática;
    • Ciências;
    • História e Geografia;
    • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Artística e Educação Física.
  • Ensino Médio
    • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
    • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
    • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
    • Matemática e suas Tecnologias.

O Ministério da Educação também oferece em seu site a coleção de cadernos de EJA (Educação de Jovens e Adultos). Outra opção é acompanhar a cobertura do ENCCEJA na Revista Quero, que reúne dicas, orientações e os gabaritos e questões das últimas provas.

Justificativa de falta

A partir de 2018, o candidato que não comparecer a alguma das provas que escolheu no ENCCEJA Nacional deve justificar a sua ausência na inscrição do exame do ano seguinte, caso vá realizar a prova novamente.

A comprovação deve ser feita com documentos como atestado médico, documento judicial, certidão pública ou boletim de ocorrência. Caso a justificativa não seja realizada, o participante deverá pagar uma taxa ao Inep – o valor será definido no edital da prova.