Fique por dentro de todas as informações sobre o ENCCEJA 2025
Parou de estudar e não conseguiu terminar o Ensino Básico? O ENCCEJA é uma prova anual criada pelo Ministério da Educação (MEC) que certifica jovens e adultos que não conseguiram concluir os estudos na idade adequada. Veja tudo sobre a prova e como se preparar para ela.
As provas para a certificação são aplicadas em dois turnos no mesmo dia, de manhã e à tarde e a participação é voluntária.
Quem pode participar do ENCCEJA?
O ENCCEJA aceita inscrições de todos aqueles que não concluíram os estudos na idade mais adequada e precisam do certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.
Podem se inscrever pessoas que vivem no Brasil e no exterior, bem como aquelas que estejam cumprindo pena e adolescentes sob medidas socioeducativas e em privação de liberdade.
O único requisito exigido pela prova é a idade mínima:
- Certificação do Ensino Fundamental: é preciso ter no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas;
- Certificação do Ensino Médio: é preciso ter no mínimo 18 anos completos na data da realização das provas.
No caso do exame para Ensino Médio, não é obrigatória a conclusão do Ensino Fundamental.
Inscrição do ENCCEJA 2025
As inscrições para o ENCCEJA 2025 são gratuitas e estarão disponíveis de abril a maio, exclusivamente pela internet, através do sistema de inscrição do exame. Para se inscrever, os interessados devem acessar a página de inscrição utilizando o Login Único, que é o meio de acesso aos serviços digitais do governo federal.
Qual é o valor da inscrição?
Não é necessário pagar pela inscrição, pois o ENCCEJA é gratuito
A inscrição para a prova deve ser realizada pela página do participante do ENCCEJA Durante o processo, o candidato deve preencher um formulário com suas informações pessoais e responder ao Questionário Socioeconômico
Serão solicitados os seguintes dados:
- Documentos pessoais:
- CPF, se o candidato tiver mais que 18 anos;
- Documento de Identidade (RG), se o candidato tiver mais que 15 anos e não tiver CPF.
- Endereço de e-mail individual e número de telefone celular válidos;
- Se você precisa de algum atendimento especializado e/ou específico;
- O tipo de certificação de conclusão de ensino que está buscando (Ensino Fundamental ou Ensino Médio);
- As provas em que você deseja ter a certificação.
- Atenção: para conseguir o diploma, você precisa ter o certificado em todas as áreas do conhecimento! Desmarque uma matéria apenas se já tem um certificado de proficiência (seja por edições anteriores do ENCCEJA ou por outro método);
- A Secretaria Estadual de Educação ou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia onde vai pedir o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio ou a declaração parcial de proficiência.
Nome social
O ENCCEJA permite a utilização de Nome Social que é a designação pela qual a pessoa travesti ou transexual se identifica e é socialmente reconhecida, ou seja, é o nome que condiz com a sua imagem.
Durante o período determinado no edital da prova o candidato que deseja ser atendido pelo Nome Social deve acessar a página do participante, imprimir e preencher a solicitação
Para completar o pedido, deve enviar na plataforma:
- Fotografia atual (individual, colorida, com fundo branco, da cabeça e do tronco, sendo que a cabeça deverá estar descoberta);
- Cópia digitalizada de um dos documentos de identificação oficial com foto
- Cópia assinada e digitalizada do formulário de solicitação de atendimento pelo Nome Social.
Veja os detalhes da solicitação de Nome Social no ENCCEJA na Revista Quero.
Confirmação e comprovante de inscrição
Assim que terminar de preencher o formulário e o Questionário Socioeconômico, verifique se a inscrição foi concluída corretamente. O sistema irá exibir os dados que você preencheu e o seu número de inscrição.
Importante: caso seja necessário alterar alguma informação no formulário, a mudança pode ser realizada durante o período de inscrições. Os dados do Questionário Socioeconômico não podem ser alterados.
O candidato deve imprimir o comprovante de inscrição e tê-lo em mãos no dia da aplicação da prova.
A situação de inscrição pode ser consultada a qualquer momento na página do participante do ENCCEJA com o CPF do candidato e a senha cadastrada. Nela também é possível ver informações sobre a prova, como data, hora e local de realização, bem como o resultado individual do candidato.
Como recuperar a senha?
Caso o candidato esqueça a senha e/ou os dados cadastrados durante a inscrição, é possível recuperar essas informações com processos simples.
Veja como proceder em cada caso: Recuperar Senha
Divulgação do local de prova
A divulgação do local de prova é realizada em uma data próxima à da realização do exame, e não no ato de inscrição.
Por isso, o candidato deve ficar atento à página do ENCCEJA
Certificado de conclusão do ENCCEJA
O Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos pode ser realizado para comprovar a conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
- Certificação do Ensino Fundamental
- É preciso ter no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas;
- O participante deve atingir no mínimo o nível 100 em cada uma das provas objetivas (a escala varia do nível 60 ao nível 180).
- Certificação do Ensino Médio
- É preciso ter no mínimo 18 anos completos na data de realização das provas;
- O participante deve atingir no mínimo o nível 100 em cada uma das provas objetivas (a escala varia do nível 60 ao nível 180).
Como consultar a nota do ENCCEJA?
Os resultados do ENCCEJA são divulgados em data definida pelo Inep – no edital da prova ou posteriormente.
No dia da divulgação, o resultado pode ser consultado na página do participante
Como solicitar o certificado do ENCCEJA?
Com o resultado do exame em mãos, o estudante deve entrar em contato com a unidade da Secretaria Estadual de Educação indicada no momento da inscrição. Esse processo serve tanto para a certificação de Ensino Fundamental quanto para a de Ensino Médio.
O que fazer depois do ENCCEJA?
O estudante que consegue seu certificado de conclusão do Ensino Médio pelo ENCCEJA pode seguir normalmente a sua trajetória escolar e tentar ingressar em uma faculdade, por meio de vestibular, de programas como o Quero Bolsa e até mesmo pelo ENEM.
ENEM
O Inep anunciou que, a partir de 2018, é possível obter a certificação de Ensino Médio por meio do ENCCEJA e fazer o ENEM no mesmo ano.
Isso aumenta as chances de o estudante conquistar uma vaga na faculdade em menos tempo, por meio de programas do governo como Sisu, Prouni, Fies
Como estudar para o ENCCEJA
Para ajudar os estudantes que desejam se preparar para as provas do ENCCEJA, o Inep (organizador da prova) disponibiliza apostilas em seu site.
Apostila ENCCEJA 2025 – Ensino Médio
A Apostila ENCCEJA 2025 – Ensino Médio foi elaborada por professores especializados em cada matéria e com larga experiência. O conteúdo foi organizado, visando uma fácil assimilação do conteúdo e, assim, uma melhor otimização no tempo de aprendizagem. Adquira já a sua Apostila ENCCEJA 2025!
Na página de materiais para estudo é possível encontrar um livro introdutório, os livros para professores e as apostilas para estudantes, divididas nas seguintes áreas:
- Ensino Fundamental
- Matemática;
- Ciências;
- História e Geografia;
- Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Artística e Educação Física.
- Ensino Médio
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias.
O Ministério da Educação também oferece em seu site a coleção de cadernos de EJA (Educação de Jovens e Adultos). Outra opção é acompanhar a cobertura do ENCCEJA na Revista Quero, que reúne dicas, orientações e os gabaritos e questões das últimas provas.
Justificativa de falta
A partir de 2018, o candidato que não comparecer a alguma das provas que escolheu no ENCCEJA Nacional deve justificar a sua ausência na inscrição do exame do ano seguinte, caso vá realizar a prova novamente.
A comprovação deve ser feita com documentos como atestado médico, documento judicial, certidão pública ou boletim de ocorrência. Caso a justificativa não seja realizada, o participante deverá pagar uma taxa ao Inep – o valor será definido no edital da prova.