Saiba como fazer a inscrição para o Encceja 2022

Daqui a uma semana começarão as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, Encceja, e quem deseja obter o diploma do ensino básico terá até o dia 04 de junho para se inscrever. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, na Página do Participante, utilizando o CPF, data de nascimento e a senha cadastrada no portal gov.br.

Apostilas para o Encceja 2022

Para participar, os candidatos devem:

  • Ter acima de 15 anos para tentar o certificado do ensino fundamental
  • Ter acima de 18 anos para certificação de conclusão do ensino médio

Neste critério, os candidatos devem estar acima da idade considerada adequada para terminar cada fase de ensino. As provas serão aplicadas no dia 28 de agosto de 2022 em diversas cidades de todo país. Quem desejar confirmar os municípios onde haverá aplicação do Encceja 2022 basta acessar o link.

Como se inscrever para o Encceja 2022

Siga o passo a passo abaixo para realizar a inscrição no Encceja 2022.

  • Acesse a Página do Participante;
  • Informe seu CPF e sua data de nascimento;
  • Preencha o formulário com todos os dados solicitados;
  • Informe o tipo de diploma que você deseja (Fundamental ou Médio);
  • Informe um telefone e e-mail;
  • Crie a senha do cadastro do gov.br.

No ato da inscrição, o candidato deve indicar a Secretaria Estadual de Educação ou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia onde deseja emitir o diploma após passar pelas provas do Encceja.

Para obter o diploma, o candidato deve atingir a nota mínima em cada uma das 04 provas, compostas com 30 questões cada, além de obter nota mínima de 5,0 na redação. As notas também são eliminatórias no caso de não obter em todas as matérias, sendo necessário refazer as provas na próxima edição do exame somente das matérias que não atingir a nota mínima.

Clique aqui para acessar a Página do Participante Encceja

Cronograma Completo do Encceja 2022

Cronograma Completo Do Encceja 2022

As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto, nos horários da manhã e da tarde. No período da manhã das 09h às 13h, e no período da tarde das 15h30 às 20h30. Todos deverão obedecer ao horário de Brasília.

Divulgação dos Resultados do Encceja 2022

Sobre a divulgação dos resultados, o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão responsável pela elaboração e aplicação do Encceja, ainda não divulgou a data para liberação dos Resultados individuais, assim como do Gabarito.