fechar

Organize-se, falta uma semana para o início das inscrições do Encceja 2019

Agora não há mais desculpas para não concluir os estudos Fundamental e Médio, pois através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, qualquer um que esteja acima da idade normal de conclusão poderá fazer a prova e obter o seu certificado. Organize-se, falta uma semana para o início das inscrições do Encceja 2019.

No Brasil, são cerca de 25 milhões de jovens entre 14 e 29 anos que estão fora das escolas, sendo o trabalho um dos principais motivos para esse ausência. Mas agora é possível finalizar essa etapa da sua vida, basta fazer a inscrição para o Encceja 2019, comparecer no dia prova e atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja, adicionalmente, no caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física no Ensino Fundamental; e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Ensino Médio, proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação.

Não perca essa oportunidade!

Organize-se, falta uma semana para o início das inscrições do Encceja 2019

Como é feita a inscrição para o Encceja 2019

Para se inscrever, o participante deve ter em mãos o CPF e cadastrar uma senha de acesso a Página de Participante. A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pelo internet através do site do Encceja 2019.


Quem pode fazer a inscrição para o Encceja 2019

Para fazer a prova e tentar a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do Exame. Já os que desejam obter a Certificação de Conclusão do Ensino Médio precisa ter 18 anos completos na data de realização do exame.

Qual a nota mínima para passar no Encceja 2019

Para obter o Certificado do Encceja 2019, o participante deve atingir no mínimo 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento, que no caso são: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física no Ensino Fundamental; e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Ensino Médio, além de obter proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação.

Quando será realizada a prova do Encceja 2019

A prova do Encceja 2019 será aplicada no dia 25 de agosto em todos os Estados e no Distrito Federal. A divulgação do local onde cada participante irá realizar a sua prova será liberado pela Página do Participante do Encceja em data ainda a ser confirmada pelo Inep.

Cronograma do Encceja 2019

Abaixo, o participante que deseja se inscrever e realizar a prova, terá acesso a todas as datas importantes relativas ao Encceja 2019:

  • 20 a 31/5 – Inscrições
  • 20 a 31/5 – Solicitação de Atendimento Especializado
  • 3 a 7/6 – Solicitação de Atendimento pelo Nome Social
  • 7/6 – Resultado da solicitação de Atendimento Especializado
  • 10 a 14/6 – Recurso de solicitação de Atendimento Especializado
  • 14/6 – Resultado da solicitação de Atendimento pelo Nome Social
  • 21/6 – Resultado do recurso de solicitação de Atendimento Especializado
  • 17 a 21/6 – Recurso da solicitação de Atendimento pelo Nome Social
  • 26/6 – Resultado do recurso da solicitação de Atendimento pelo Nome Social
  • 25/8 – Aplicação do exame

Fique tentos a todas as datas acima e não perca a oportunidade de obter a sua certificação dos Ensinos Fundamental ou Médio.



Tags : EnccejaInscrições EnccejaProvas Encceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

7
Deixe seu Comentário

avatar
4 Comentar tópicos
3 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
7 Autores de comentários
JeaneItalo Silvawilliam rodrigo reis da silvaIranildo da silva querinoDayana Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votado
Italo Silva
Visitante
Italo Silva

Se eu fazer 18 anos 3 dias depois da prova , eu vou poder fazer a prova pro ensino médio ?

william rodrigo reis da silva
Visitante
william rodrigo reis da silva

as inscrições para o ensino médio inicia-se apenas dia 20 essa é minha duvida porque tentei me inscrever antes a data e não foi possível tem como se inscrever antes do dia 20.???

Jeane
Visitante
Jeane

Nao

Iranildo da silva querino
Visitante
Iranildo da silva querino

Fiquei reprovado em matemática e na redação posso fazer só as matérias que não passei no ano anterior

Ana
Visitante
Ana

Pode fazer a prova pra concluir os dois, fundamental e médio?

Dina
Visitante
Dina

Ana, se você tiver acima de 18 anos, basta você fazer inscrição do ensino médio. Não precisa fazer a prova do ensino fundamental,
Eu tenho 28 anos e vou me inscrever no encceja ensino médio. Eu parei no 9 ano.

Dayana
Visitante
Dayana

Si vc for maior de 18 anos e ainda tiver fazendo o fundamental,você pode fazer logo,o médio direto, ao concluir o ensino médio,agora si for menor que 15 só poderá fazer o fundamental mesmo.