fechar

Fique atento, pois Faltam 11 dias para o início das inscrições do Encceja 2019

Quem está guardando o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para conseguir obter o seu certificado de conclusão dos Ensinos Fundamental e Médio devem ficar atentos, pois Faltam 11 dias para o início das inscrições do Encceja 2019. As inscrições começarão dia 20 e irão até o dia 31 de maio.

Para se inscrever, o candidato deve acessar a Página do Participante do Encceja, inserir o CPF, a data de nascimento e cadastrar uma senha para poder acessar posteriormente a página.  O Encceja é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida.

Idade para fazer o Encceja 2019

Quem deseja a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do Exame. Já os que desejam obter a Certificação de Conclusão do Ensino Médio precisa ter 18 anos completos na data de realização do exame.

Nota mínima para obter a Certificação do Encceja 2019

Para obter o Certificado do Encceja 2019, o participante deve atingir no mínimo 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento, que no caso são: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física no Ensino Fundamental; e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Ensino Médio, além de obter proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação.


Certificado X Declaração Parcial de Proficiência

A Declaração Parcial de Proficiência, será para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

Data da prova do Encceja 2019

A prova do Encceja 2019 será aplicada em todos os estado e Distrito Federal no dia 25 de agosto de 2019. O local onde cada participante irá fazer a sua prova será divulgado em data próxima ao exame através da Página do Participante.

Onde solicitar o Certificado de Conclusão do Encceja 2019

Após a realização da prova, o candidato terá que aguardar a liberação dos Resultados individuais para saber a sua nota, e posterior a isso, deverá se dirigir Secretaria Estadual de Educação ou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia que indicou no ato da inscrição para a solicitação do Certificado de Conclusão. É de inteira responsabilidade do candidato fazer essa solicitação.

O Inep enviará os dados cadastrais e as notas dos participantes às Secretarias Estaduais de Educação e aos Institutos Federais De Educação, Ciência e Tecnologia indicado pelo participante no ato da inscrição.



Tags : EnccejaInscrições EnccejaProvas Encceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

3
Deixe seu Comentário

avatar
3 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
2 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
3 Autores de comentários
Gislaine PereiraRhamon victor Moreira CarvalhoEliane Cristina de Oliveira Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votado
Gislaine Pereira
Visitante
Gislaine Pereira

Olá. Como faço pra saber o local da minha prova? Obrigada.

Rhamon victor Moreira Carvalho
Visitante
Rhamon victor Moreira Carvalho

Boa tarde alguém sabe me informar a data da prova ?

Eliane Cristina de Oliveira
Visitante
Eliane Cristina de Oliveira

Bom dia