fechar

Não perca o prazo, as inscrições do Enem 2019 serão até 17 de maio

Começaram nesta segunda, dia 06 de maio, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, e os candidatos interessados devem ficar atentos para não perderem o prazo, pois as inscrições do Enem 2019 serão até 17 de maio.

Não perca o prazo, as inscrições do Enem 2019 serão até 17 de maio

Outra mudança constatada é sobre a Página do Participante, pois ocorreram algumas alterações no layout de exibição. A partir desse ano, o candidato irá interagir com um assistente virtual e deverá seguir o seguinte passo a passo:

  • 1º Passo – Resolver um desafio, escolhendo a imagem correspondente;
  • 2º Passo – Digitar o CPF;
  • 3º Passo – Deverá escolher entre as opções PARTICIPANTE ou INSCRIÇÃO
  • 4º Passo – Optar pela INSCRIÇÃO;
  • 5º Passo – Digitar a data de nascimento;
  • 6º Passo – Iniciar a inscrição;
  • 7º Passo – Será identificado o nome completo e nome da Mãe;
  • 8º Passo – Preencher os requisitos solicitados para concluir e finalizar a operação de inscrição.

Atendimento Especializado

Essa informação deve ser passada no ato da inscrição. O Enem oferece recursos de acessibilidade para quem tem deficiência ou precisa de condições especiais para fazer a prova e se você precisa de algum tipo de recurso de acessibilidade para os dois dias de prova deve informar.

Escolha da Língua Estrangeira

O candidato deve escolher entre o Inglês ou Espanhol para realizar a prova de língua estrangeira do Enem, onde constarão 05 questões referentes. Essa opção poderá ser alterada até o final da inscrição, dia 17 de maio.


Local onde fará a prova

O candidato deve informar em qual município irá realizar a prova. Você pode realizar a prova em qualquer um dos mais de 1700 municípios brasileiros onde será aplicado o Enem 2019. O endereço exato do dia do exame só será liberado em outubro da Página do Participante, através do Cartão de Confirmação.

Informações necessárias durante a inscrição para o Enem 2019

Além das informações acima, o candidato deverá informar outros detalhes de sua formação e condição socioeconômica, tais como:

  • Qual a atual situação do seu ensino médio entre as alternativas;
  • Qual o tipo de escola que você frequentou;
  • Se obteve sua certificação do Ensino Médio pelo Encceja (O Encceja é um exame voluntário, gratuito e destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino.);
  • Qual o tipo de ensino e o ano de conclusão;

Questionário Socioeconômico com 25 perguntas

Com os dados coletados, será possível realizar estudos e, a partir dos resultados, criar políticas educacionais uma educação de maior qualidade para a população. Por isso, é muito importante que você responda ao Questionário de acordo com a sua real situação. Os dados informados são de uso restrito e serão utilizados em programas do Governo Federal.

Para cadastrar a senha do Enem 2019

Algumas dicas para criar sua senha:

  • Utilize somente letras e números;
  • Ela deve conter entre 6 a 10 caracteres;
  • Evite usar datas.

ATENÇÃO: o município de realização de provas e a opção de Língua Estrangeira, poderão ser alterados apenas no período de inscrição, das 10h do dia 06/05/2019 às 23h59 do dia 17/05/2019 (Horário de Brasília – DF), na Página do Participante.



Tags : Calendário do EnemEnemInscrição Enem
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

1
Deixe seu Comentário

avatar
1 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
1 Autores de comentários
Amanda de Souza Martins Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votado
Amanda de Souza Martins
Visitante
Amanda de Souza Martins

Provas ensino fundamental