Inscrições Encceja 2019

Inscrições Encceja 2019 serão gratuitas e deveram ser feitas pela internet

As inscrições Encceja 2019 serão gratuitas e deveram ser feitas exclusivamente pela internet. A prova, que será elaborada e aplicada pelo Inep, terá 30 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas de resposta. O aluno deverá atingir pelo menos 50% de acertos em cada prova, e pelo menos 5 pontos na redação. O custo estimado do Encceja é de R$ 40 por aluno.

O Encceja é um exame de certificação de responsabilidade do Inep. Candidatos com 15 anos ou mais podem solicitar a conclusão do ensino fundamental pelo Encceja, enquanto o certificado do ensino médio é para quem tem idade mínima de 18 anos e não concluiu os estudos regularmente.

O certificado do Encceja é validado pelo Ministério da Educação e torna o estudante apto para seguir com seus estudos, caso deseje, diminuindo os prejuízos da evasão escolar e possibilitando o acesso ao ensino superior para quem obter a certificação para o ensino médio. Veja após o vídeo as datas das provas e inscrições Encceja 2019

Regras e Datas das Provas e Inscrições Encceja 2019

  • Data da prova: 25 de agosto
  • Inscrições Encceja 2019: 20 a 31 de maio
  • Quem pode fazer: 15 anos – nível fundamental; 18 anos – nível médio.
  • Como será a prova: Redação + 30 itens de múltipla escolha por área, somando 120 questões.
  • Pontuação: recebe o diploma que tirar ao menos 50% em cada área, inclusive na redação.
  • O que vai cair na prova: O Inep diz que a prova terá as mesmas referências do Enem.

Encceja 2019

O Encceja Nacional é aplicado em todo o Brasil, mas brasileiros residentes em vários países pelo mundo podem participar do Encceja Exterior. Há, ainda, a modalidade para quem cumpre medida socioeducativa em reclusão ou pena privativa em presídios, o Encceja Privados de Liberdade (PPL), dando a oportunidade para que os reeducandos possam concluir seus estudos enquanto cumprem suas penas e até mesmo tentar uma vaga em universidades e faculdades, auxiliando na ressocialização.

O Inep é responsável pela aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), no Brasil e no exterior, desde 2002. O exame visa aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade adequada. O Encceja Exterior é aplicado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. A aplicação para pessoas privadas de liberdade ocorre tanto no Brasil como em outros países.

Certificado

Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos distintos: a Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação; e a Declaração Parcial de Proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

A inscrição e a realização das provas não garantem a certificação. Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e que atingir, adicionalmente, no caso de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física no ensino fundamental; e de linguagens e códigos e suas tecnologias no ensino médio, proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação.

Estudos

Materiais para estudo, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, além de orientações aos professores que atuam na preparação de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), estão disponíveis no Portal do Inep. Também podem ser acessados os cadernos de questões de todas as áreas do conhecimento do Encceja 2017, juntamente com os gabaritos. Consultá-los é uma ótima maneira de se preparar para o Exame, pois permite conhecer o formato e o nível de dificuldade das provas. O Encceja tem quatro provas objetivas, com 30 questões cada, e uma redação.

Redação

Aqui no vocênoencceja você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o Encceja, ficando por dentro de todos os detalhes.

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por

Posts Recentes

Provas do Encceja serão em agosto

A edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2020 já… Leia mais

2 meses atrás

Encceja 2020 adiado novamente

Foi confirmado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira, o Inep,… Leia mais

4 meses atrás

Provas do Encceja Edição 2020

Como sabemos, a edição do Encceja 2020 foi adiada para 2021 devido a pandemia causada… Leia mais

4 meses atrás

Acelere seus estudos para o Encceja 2020

Com as provas marcadas para o dia 25 de abril de 2021 das 9h às… Leia mais

4 meses atrás

Provas do Encceja 2020 serão aplicadas em Abril

Após o adiamento da edição de 2020 para 2021, o Encceja terá suas provas aplicadas… Leia mais

4 meses atrás

Segunda será o último dia para as inscrições no Encceja 2020

Quem ainda não fez a inscrição para o Encceja deve se apressar, pois segunda, dia… Leia mais

6 meses atrás