fechar

Inscrições para o Encceja 2019 começam amanhã (20) às 10h

As inscrições para o Encceja 2019 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) deste ano serão abertas amanhã (20) às 10h. O prazo para fazer a inscrição termina no dia 31 de maio. As provas serão realizadas no dia 25 de agosto. O sistema de inscrição pode ser acessado na página do Encceja na internet.

O exame é direcionado aos jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. Os participantes devem ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental. Quem busca a certificação do ensino médio tem que ter, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do exame. A participação é voluntária e gratuita.

Veja a lista de cidade onde serão aplicadas as provas do Encceja 2019

Durante a inscrição, o participante deve ficar atento à seleção das áreas de conhecimento. Quem quer o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio precisa ter proficiência nas quatro áreas do conhecimento e na redação. Mas o participante que já tem alguma declaração parcial de proficiência, obtida em edições passadas do Enem ou do próprio Encceja, fica liberado de fazer a prova da área na qual já tem proficiência comprovada. Na inscrição, o participante também precisa escolher a instituição na qual pretende solicitar a certificação ou a declaração parcial de proficiência.

Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos: a certificação de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação, e a declaração parcial de proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.


Também  serão realizados neste ano o Encceja para quem mora no exterior, para adultos submetidos a penas privativas de liberdade e para adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade.

Inscrições para o Encceja 2019

  • Número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), o seu número do documento de identificação, documentos obrigatórios para a efetivação da inscrição;
  • A inscrição será realizada exclusivamente via Internet;
  • Informar endereço de e-mail individual e número de telefone celular válidos;
  • Solicitar, se necessário, o atendimento ESPECIALIZADO e/ou ESPECÍFICO;
  • Indicar, obrigatoriamente, a certificação de conclusão de Ensino que pleiteará: Ensino Fundamental ou Médio;
  • Indicar a Secretaria Estadual de Educação ou o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (Anexo II) onde deseja solicitar o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio ou a declaração parcial de proficiência;
  • Verificar se a inscrição foi concluída com sucesso, conferir as informações prestadas no ato da inscrição e o número de inscrição fornecido pelo sistema de inscrição;
  • Guardar o número de inscrição e a senha.

Cronograma do Encceja 2019

Deixa marcada na sua agenda para não esquecer.

  • Inscrições Encceja 2019 – 20 a 31/5
  • Solicitação de Atendimento Especializado – 20 a 31/5
  • Solicitação de Atendimento pelo Nome Social – 3 a 7/6
  • Resultado da solicitação de Atendimento Especializado – 7/6
  • Recurso de solicitação de Atendimento Especializado – 10 a 14/6
  • Resultado da solicitação de Atendimento pelo Nome Social – 14/6
  • Resultado do recurso de solicitação de Atendimento Especializado – 21/6
  • Recurso da solicitação de Atendimento pelo Nome Social – 17 a 21/6
  • Resultado do recurso da solicitação de Atendimento pelo Nome Social – 26/6
  • Aplicação da prova do Encceja 2019 – 25/8

O que é Encceja

A participação no Encceja é gratuita e voluntária e o candidato pode estudar sozinho, com apoio de amigos, familiares ou através de escolas de supletivo públicas ou particulares. No Brasil o exame é feito pelo Inep desde 2002 e é realizado em escolas públicas. E utiliza os consulados para o Encceja no exterior.

O exame do Encceja é composto de quatro provas e para poder receber o certificado é necessário obter 100 pontos por matéria, no mínimo (a escala de pontuação vai de 60 a 180 pontos, cada prova tem 30 questões e cada questão vale 4 pontos). Para ter o mínimo de 100 pontos é necessário ter 10 acertos de questões de 30 de cada prova. Além da nota mínima, é necessário ter nota igual ou superior a 5 na redação.

As Provas do Encceja

As provas são as seguintes: para o ensino fundamental: língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; matemática historia e geografia e ciências naturais.

Já as provas para o ensino médio são as seguintes: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; matemática e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias. Estas matérias foram estabelecidas com base do currículo da Base Nacional Comum Curricular.



Tags : EnccejaInscrições EnccejaProvas Encceja
Elaine Galan

Autor (a) Elaine Galan

Formou-se na instituição de ensino CECA Casimiro de Abreu, autora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50.

4
Deixe seu Comentário

avatar
3 Comentar tópicos
1 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
3 Autores de comentários
JAIDISON OLIVEIRA DE OLIVEIRAJosianeJucilene da silva Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votado
Josiane
Visitante
Josiane

Gostaria de saber, qual o dia que ficamos sabendo quem foi aprovado ?

Josiane
Visitante
Josiane

Tenho uma dúvida, qual o dia que sai o resultado final. Pra vê quem foi aprovado ?

Jucilene da silva
Visitante
Jucilene da silva

Gostaria de fazer uma pergunta. O meu filho passou em todas as provas. So que na redação ele tinha que tirar 50 pontos, mais ele tirou 4,5. E como eu faço pra escrever so na redação???

JAIDISON OLIVEIRA DE OLIVEIRA
Visitante
JAIDISON OLIVEIRA DE OLIVEIRA

Acredito que não dá tem que fazer tudo de nova meu esposo aconteceu a mesma coisa foi na SEDUC disseram que tem fazer de novo