Inep confirma e as inscrições para o Encceja 2019 continuam

Foi divulgado pelo jornal O Globo, na noite desta terça-feira, uma falha na segurança da prova do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos, mas o Inep confirma que as inscrições para o Encceja 2019 continuam normalmente.

O período de inscrição vai até o dia 31 de maio e pode ser feito pela internet na Página do Participante do Encceja 2019. Segundo informou o Inep, dois funcionários envolvidos na falha foram demitidos nesta manhã de quarta, 22.

Portanto, quem deseja obter a certificação dos Ensinos Fundamental e Médio deve fazer a inscrição e aguardar maiores informações posteriores, pois mesmo que ocorra um cancelamento ou adiamento da prova, as inscrições realizadas devem ser mantidas.

Relembre o Caso

O Jornal O Globo divulgou na noite de terça-feira, 21, a falha de segurança referente a prova do Encceja 2019. Segundo a reportagem, uma funcionária responsável por levar o DVD contendo a prova para ser impressa em uma gráfica de São Paulo, esqueceu a senha de acesso e entrou em contato com o seu chefe em Brasília, e este lhe passou a nova senha por telefone. Esse tipo de procedimento é considerado uma quebra na segurança.

Segundo o Presidente do Inep, Alexandre Lopes, não foram acessadas as informações da prova do Encceja, mas deixou em aberto a possibilidade de ser cancelada. Lopes, afirmou que “a mídia continua na sala de segurança da gráfica. A gente entende que houve uma quebra no protocolo de segurança, por isso estamos tomando essas medidas”.

Em declaração para o G1, o Inep, informou que o procedimento correto seria refazer todo o envio do arquivo: gravar uma nova mídia, memorizar uma nova senha e percorrer, novamente, o trajeto DF-SP em voos distintos.

Data das provas do Encceja 2019

Até o momento não houve nenhuma confirmação sobre o cancelamento da prova, e diante disso a data de 25 de agosto está mantida. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está avaliando o ocorrido para entender se haverá essa necessidade de cancelamento ou não.

Até o momento foram registradas mais de 700 mil inscrições para o Encceja 2019, sendo 119 mil inscritos para a prova do Ensino Fundamental e 611 mil inscritos para a do Ensino Médio.