fechar

Inep confirma e as inscrições para o Encceja 2019 continuam

Foi divulgado pelo jornal O Globo, na noite desta terça-feira, uma falha na segurança da prova do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos, mas o Inep confirma que as inscrições para o Encceja 2019 continuam normalmente.

O período de inscrição vai até o dia 31 de maio e pode ser feito pela internet na Página do Participante do Encceja 2019. Segundo informou o Inep, dois funcionários envolvidos na falha foram demitidos nesta manhã de quarta, 22.

Portanto, quem deseja obter a certificação dos Ensinos Fundamental e Médio deve fazer a inscrição e aguardar maiores informações posteriores, pois mesmo que ocorra um cancelamento ou adiamento da prova, as inscrições realizadas devem ser mantidas.

Relembre o Caso

O Jornal O Globo divulgou na noite de terça-feira, 21, a falha de segurança referente a prova do Encceja 2019. Segundo a reportagem, uma funcionária responsável por levar o DVD contendo a prova para ser impressa em uma gráfica de São Paulo, esqueceu a senha de acesso e entrou em contato com o seu chefe em Brasília, e este lhe passou a nova senha por telefone. Esse tipo de procedimento é considerado uma quebra na segurança.


Segundo o Presidente do Inep, Alexandre Lopes, não foram acessadas as informações da prova do Encceja, mas deixou em aberto a possibilidade de ser cancelada. Lopes, afirmou que “a mídia continua na sala de segurança da gráfica. A gente entende que houve uma quebra no protocolo de segurança, por isso estamos tomando essas medidas”.

Em declaração para o G1, o Inep, informou que o procedimento correto seria refazer todo o envio do arquivo: gravar uma nova mídia, memorizar uma nova senha e percorrer, novamente, o trajeto DF-SP em voos distintos.

Data das provas do Encceja 2019

Até o momento não houve nenhuma confirmação sobre o cancelamento da prova, e diante disso a data de 25 de agosto está mantida. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está avaliando o ocorrido para entender se haverá essa necessidade de cancelamento ou não.

Até o momento foram registradas mais de 700 mil inscrições para o Encceja 2019, sendo 119 mil inscritos para a prova do Ensino Fundamental e 611 mil inscritos para a do Ensino Médio.



Tags : EnccejaInscrições EnccejaPágina do Participante
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

guest
7 Comentários
mais novo
mais velho mais votados
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários
ana claudia
ana claudia
11 meses atrás

Onde vai ser aqui em jaragua do sul.santa catarina

Bernadete Coelho Mangrich
Bernadete Coelho Mangrich
1 ano atrás

Foi concluída minha inscrição?

Aline
Aline
1 ano atrás

Qual o local de prova aqui em Boa Vista Roraima?

Nana
Nana
1 ano atrás

Eu moro em Portugal a data de inscrição é a mesma ou eles irão dar outra pra quem vai fazer no exterior ?

Renato G Rezende
Renato G Rezende
1 ano atrás

Teste 02

Renato G Rezende
Renato G Rezende
1 ano atrás

Teste

luana
luana
1 ano atrás

onde sera a prova aqui em para de minas