fechar

Fique por dentro de todas as informações sobre as inscrições para o Encceja 2020

O Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, ainda é o meio mais rápido e se obter a Certificação dos ensino fundamental e médio para quem já está em idade considerada acima da ideal. Fique por dentro de todas as informações sobre as inscrições para o Encceja 2020, e não perca a chance de conseguir o seu certificado também.

Para isso, vamos esclarecer aqui no vocênoenecceja, algumas informações importantes referentes ao exame que é aplicado em todo o país, bem como poderá ser feita as inscrições para a prova, como estudar e quais matérias caem no Encceja 2020.

O que é o Encceja?

O Encceja foi criado pelo Governo Federal em 2002, a fim de proporcionar a Certificação de 1º e 2º grau para pessoas que não tiveram a possibilidade de terminar os seus estudos na idade considerada ideal.  A prova do Encceja é gratuita e aplicada uma vez por ano, sendo elaborada e aplicada pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que é a autarquia do Ministério da Educação, responsável pelo exame.

Antes, porém, os participantes podiam se utilizar do Enem como forma de obter a Certificação dos ensinos fundamental e médio, mas a partir de 2017 esse processo passou a ser exclusivo do Encceja.


Quem pode se inscrever para o Encceja 2020?

Para se inscrever no Encceja 2020, o candidato deve estar dentro de alguns critérios, como:

  • Certificação do Ensino Fundamental – Necessário ter idade mínima de 15 anos completos no dia de realização do exame;
  • Certificação do Ensino Médio – Necessário ter idade mínima de 18 anos completos na data de realização do exame.

Como é feita a inscrição para o Encceja 2020?

A inscrição para o Encceja 2020 é gratuita e feita exclusivamente pela internet na Página do Participante do Encceja, durante o período aberto para as inscrições. Para se inscrever é necessário se cadastrar na Página do Participante com o CPF e cadastrar uma senha de acesso. Além disso, serão solicitadas algumas informações cadastrais, como endereço, dados econômicos e informações sobre o histórico estudado.

Quando serão abertas as inscrições para o Encceja 2020?

A data de início das inscrições para o Encceja ainda não foi divulgada pelo Inep, porém, geralmente ocorre em abril. Mas, assim que for confirmada a data oficialmente, você ficará sabendo aqui no vocênoenecceja.

Quais matérias caem nas provas do Encceja 2020?

As matérias que caem nas provas do Encceja são divididas em Ensino Fundamental e Médio:

Encceja Ensino Fundamental

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Encceja Ensino Médio

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Qual a nota exigida para obter a Certificação do Encceja 2020?

Para obter a Certificação do Encceja 2020, o participante precisa tirar no mínimo 100 pontos em cada uma das provas objetivas e acima de 5,0 na redação.

O que é a Declaração Parcial de Proficiência do Encceja 2020?

O participante que fizer as provas do Encceja, mas não conseguir obter a nota mínima exigida em todas as matérias, conseguindo apenas em partes delas, consegue eliminar essas matérias para a próxima edição do Encceja. Ou seja, não precisa fazer as provas das matérias que eliminou.

Posso ingressar numa faculdade após obter o Certificado do Encceja 2020?

Sim, o Certificado de Conclusão do Encceja é tão válido quanto o Certificado emitido pelas escolas, quando o aluno termina o 3º ano do ensino médio. E para tentar entrar em algum programa estudantil do governo como o ProUni ou Sisu, o participante pode fazer também o Enem.

TOME NOTA: Todo ano, testemunhamos milhares de pessoas que desejam se inscrever no Encceja, mas por não se atentarem as informações e datas importantes do evento, acabam perdendo os prazos. E aquelas que estão já inscritas no Encceja muitas vezes deixam de ir no dia das provas por não conseguirem acessar a Página do Participante para ver o endereço do local. Toda informação que o participante precisa está na Página do Participante do Encceja, e todos precisam ficar atentos as datas pertinentes ao Encceja divulgadas oficialmente.



Tags : Certificado EnccejaEnccejaInscrições Encceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

1
Deixe seu Comentário

avatar
1 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
1 Autores de comentários
Cleilson Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votado
Cleilson
Visitante
Cleilson

Muito bom