Inscrições para o Encceja 2022 vão até 04 de junho

Se você ainda não terminou seus estudos e deseja obter o diploma de conclusão do ensino básico, não pode perder a oportunidade de fazer a prova do Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Realizando as provas em apenas um dia você terá a possibilidade de ter o certificado de conclusão dos ensinos fundamental e médio. Mas não perca tempo, esses são os últimos dias para se inscrever para o Encceja 2022.

Acessar Página do Participante ENCCEJA 2022

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, na página oficial do programa. A inscrição é gratuita e voluntária. Para se inscrever no Encceja é necessário: ter 15 anos ou mais para prestar para o ensino fundamental, ou 18 anos ou mais para prestar para o ensino médio.

Cartão de Confirmação do Encceja 2022

Cronograma completo do Encceja 2022

Fique atento as datas importantes sobre o Encceja 2022.

  • Período de para inscrição: de 24 de maio a 04 de junho de 2022;
  • Pedir atendimento especializado: de 24 de maio a 04 de junho de 2022;
  • Pedir Tratamento pelo Nome Social: de 24 de maio a 04 de junho de 2022;
  • Aplicação das provas Ensino Fundamental e Ensino Médio: 28 de agosto de 2022.

Veja como é feita a inscrição para o Encceja 2022

Os interessados em fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022 podem se inscrever até o dia 4 de junho, pelo Sistema Encceja.

Login único para se inscrever no Encceja 2022

Para se inscrever no Encceja é necessário fazer o cadastro da senha através do GOV.BR (acesso.gov.br), um sistema de acesso único do Governo Federal. Basta acessar o link e cadastrar a senha. Isso será importante para que o participante acesse a Página do Participante para visualizar o Cartão de confirmação com os dados do local onde fará a sua prova.

Apostilas para o Encceja 2022 – Ensino Fundamental

Como recuperação da senha de acesso do Encceja 2022

Caso o participante esqueça a senha cadastrada no GOV.BR, basta acessar o link acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “esqueci minha senha”. A nova senha poderá ser enviada por e-mail ou SMS.

O que é o Encceja e qual a sua finalidade

O Encceja é um programa vinculado ao Ministério da Educação, elaborado e aplicado pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o mesmo órgão responsável pelo Enem. Ele permite que jovens e adultos que não conseguiram terminar os seus estudos dentro da idade considerada adequada, consigam obter o diploma de conclusão do ensino básico.

Apostilas para o Encceja 2022 – Ensino Médio

Como são as provas do Encceja

O intuito do Encceja é analisar os conhecimentos básicos dos participantes para verificar se eles estão aptos ao diploma de conclusão do ensino. Isso se dá através das provas que abordam temas relacionados a Ciências Naturais e Humanas, Matemática, Português, História, Geografia, Artes, Língua Estrangeira Moderna e Redação. As provas são compostas de 30 questões de múltipla escolha para cada matéria e mais uma redação. Para obter o diploma, o participante deve atingir a nota mínima de 100 em cada prova e 5,0 na redação.