Não perca o prazo, as inscrições para o Encceja irão até 22 de janeiro

Quem pretende aproveitar a oportunidade de concluir os ensinos Fundamental e Médio, devem correr e se inscrever o quanto antes para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que estarão com inscrições abertas até o dia 22 de janeiro de 2021. A edição 2020 foi adiada devido a pandemia do Coronavírus, mas terá sua aplicação em 25 de abril de 2021.

O candidato deve acessar a Página do Participante, digitar o CPF e data de nascimento para dar sequencia a inscrição no exame. Além disso, o candidato deve informar os dados pessoais, endereço e preencher o questionário corretamente, informando qual nível de certificação deseja: Nível Fundamental ou Médio. O candidato deve se atentar ao preenchimento do questionário socioeconômico com todas as informações solicitadas.

Como e quem poderá se inscrever para o Encceja 2020

Requisitos para se inscrever no Encceja 2020

Para se inscrever no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o candidato deve:

  • Para Ensino Fundamental – ter 15 anos ou mais na data de realização do exame;
  • Para Ensino Médio – ter 18 anos ou mais na data de realização do exame.

Locais de provas do Encceja 2020

Após o período de inscrição, que vai até 22 de janeiro, o candidato deve aguardar a divulgação do Cartão de Confirmação do Encceja, cuja liberação será feita através da Página do Participante em data ainda a ser confirmada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pelo exame.

Data e horários das provas do Encceja 2020

As provas serão aplicadas no dia 25 de abril de 2021 em todos os estados, e serão divididas em dois turnos:

  • Período da Manhã – das 9h às 13h;
  • Período da Tarde – das 15h30 às 20h30.

As provas do Encceja são compostas por 04 áreas de conhecimento, com 30 questões de múltipla escolha cada uma, e mais uma proposta de redação. Para atingir a nota necessária o candidato deve obter, no mínimo, 100 pontos em cada uma, e 5,0 na redação.

IMPORTANTE: Para quem fez a inscrição para a edição do Encceja em 2019, não compareceu no dia da prova e não justificou a ausência, será cobrado um valor de 40,00, referente ao ressarcimento, para efetivar a inscrição. O pagamento poderá ser feito até o dia 27 de janeiro em qualquer correspondente bancário. Para os demais candidatos, a inscrição é gratuita.

Deixe seu Comentário