Categorias: Local de Prova

Locais de Provas do Encceja 2020

Tire suas dúvidas sobre os locais de provas do Encceja 2020

Antes de fazer a inscrição para o Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, programa do Governo Federal que qualifica os candidatos com o Certificado de Conclusão dos ensinos fundamental e médio, é preciso esclarecer algumas dúvidas que rodeiam os participantes, como por exemplo, os locais de provas para a edição de 2020.

O Encceja é aplicado uma vez por ano e em todos os estados da federação, mas o candidato deve informar no ato da inscrição onde deseja fazer a sua prova, mencionado o estado e município. Mas o local exato da prova só será liberado através do Cartão de Confirmação do Encceja, que será divulgado com aproximadamente 20 dias antes das provas.

O que é o Cartão de Confirmação do Encceja 2020?

Cartão de Confirmação do Encceja é liberado na Página do Participante do programa, onde serão disponibilizados os locais de provas, com endereço, número e sala, horários e matérias das provas. Através dele, o candidato saberá o local para onde deverá se dirigir no dia do exame no período da manhã e no período da tarde.

É preciso imprimir o Cartão de Confirmação do Encceja 2020?

Mesmo não sendo obrigatória a impressão, é recomendado que o candidato tenha em mãos no dia do exame, para qualquer eventualidade.

O local de provas do Encceja é enviado por e-mail para o candidato?

Não. Apesar de ser obrigatório informar um e-mail válido na inscrição, o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão responsável pela elaboração e aplicação do Encceja, não envia os locais de provas por mensagens, somente será disponibilizado na Página do Participante do Encceja em data próxima às provas. O e-mail é utilizado para recuperação de senha.

Como é feito o acesso à Página do Participante do Encceja 2020?

O acesso à Pagina do Participante é feito pelo link oficial do Inpe, utilizando o CPF e a senha cadastrada na inscrição. Quem esqueceu a senha, poderá recuperá-la no mesmo local, clicando em “esqueci minha” e uma mensagem será enviada para o e-mail cadastrado.

Posso fazer a prova do Encceja em outro local?

Não. Assim como no Enem, o candidato só poderá realizar a sua prova no local pré-determinado na Cartão de Confirmação, pois todas as provas do Encceja têm a identificação do candidato impressa na primeira folha.

E se não conseguir chegar alo local de provas do Encceja no horário?

As provas do Encceja são aplicadas no período da manhã e no período da tarde, sendo divididas por matérias. E quem não conseguir chegar no horário da manhã, por exemplo, poderá fazer as provas do período da tarde, porque o Encceja qualifica de forma parcial, ou seja, as matérias que forem feitas e obtidas as notas mínimas serão eliminadas, e na próxima edição só precisará fazer as matérias que ficaram pendentes. Mas para isso, deverá alcançar a nota mínima exigida.

Redação

Aqui no vocênoencceja você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o Encceja, ficando por dentro de todos os detalhes.

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por

Posts Recentes

Provas do Encceja serão em agosto

A edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2020 já… Leia mais

3 semanas atrás

Encceja 2020 adiado novamente

Foi confirmado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira, o Inep,… Leia mais

2 meses atrás

Provas do Encceja Edição 2020

Como sabemos, a edição do Encceja 2020 foi adiada para 2021 devido a pandemia causada… Leia mais

2 meses atrás

Acelere seus estudos para o Encceja 2020

Com as provas marcadas para o dia 25 de abril de 2021 das 9h às… Leia mais

3 meses atrás

Provas do Encceja 2020 serão aplicadas em Abril

Após o adiamento da edição de 2020 para 2021, o Encceja terá suas provas aplicadas… Leia mais

3 meses atrás

Segunda será o último dia para as inscrições no Encceja 2020

Quem ainda não fez a inscrição para o Encceja deve se apressar, pois segunda, dia… Leia mais

5 meses atrás