fechar

Entenda como ficam as matérias eliminadas nas provas do Encceja

Quem já fez as provas do Encceja em alguma edição anterior, sabe que a nota mínima para conseguir o Certificado de Conclusão completo é de 100 nas quatro áreas de conhecimento e 5,0 na redação. Mas, aqueles que conseguirem de forma parcial, também conseguem obter o Certificado de Proficiência do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Entenda como ficam as matérias eliminadas nas provas do Encceja.

O que acontece com as matérias que são eliminadas nas provas do Encceja?

Quem tira nota acima de 100 em uma matéria, elimina a prova para uma próxima edição, ou seja, essa prova não precisará ser refeita, somente aquelas que não conseguiu atingir a nota mínima. Quem está nessa situação poderá solicitar o Certificado Parcial de Proficiência do Encceja, e na próxima edição só serão cobradas as provas que faltaram.

Como fica a questão da Redação do Encceja com nota abaixo de 5,0?

Neste caso, o candidato deverá refazer a prova da redação na edição seguinte do Encceja.

Não tenho o ensino fundamental, posso fazer as provas direto para o Ensino médio?

Sim, desde que o candidato tenha 18 anos ou mais. Caso contrário deverá fazer todas as provas dos ensinos fundamental e médio.


O Encceja dá acesso ao Enem?

O candidato que conseguir obter o Certificado completo do Encceja poderá se inscrever na próxima edição do Enem. Mas isso não é automático, deve fazer a inscrição.

Após a prova estarei automaticamente certificado pelo Encceja?

Não. Após realizar a prova, o candidato deve aguardar a liberação dos resultados individuais para saber as notas alcançadas. E tendo atingido as notas mínimas para a certificação, o candidato deve se dirigir à Secretaria Estadual de Educação ou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia que indicou na inscrição para solicitar o Certificado. Esse será o comprovante/diploma de conclusão.

Depois do Encceja, posso entrar em uma faculdade?

Sim. Com o Certificado do Encceja, o candidato estará apto a ingressar no ensino de nível superior, desde que sejam feitos os procedimentos de ingresso na instituição, como o vestibular, por exemplo.

Existem vários tipos de Encceja?

O Encceja é um único programa, o que existem são aplicações distintas, como:

  • Encceja Nacional – Para residentes no Brasil
  • Encceja Nacional PPL – Para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas
  • Encceja Exterior – Para brasileiros residentes no Exterior
  • Encceja Exterior PPL – Para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas.

As aplicações fora do Brasil são realizadas em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). E para cada tipo de aplicação, há um edital e um cronograma diferente. Mas o principal deles é o Encceja Nacional, aplicado em aproximadamente 611 municípios espalhados por todo o país.



Tags : Certificado de ConclusãoCertificado EnccejaEncceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

guest
1 Comentário
mais novo
mais velho mais votados
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários
Reinaldinho Storck
Reinaldinho Storck
6 meses atrás

Tirei 80 pontos em matemática e foi a única matéria q não acansei a nota mínima. Posso solicitar o certificado e depois prestar está prova de matemática??