Provas Encceja

Menos de 01 mês para provas do Encceja 2020

Provas do Encceja 2020 serão aplicadas em menos de 01 mês

Quem se inscreveu para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, Encceja, edição 2020, as provas serão aplicadas em menos de um mês, em 29 de agosto em diversas cidades do país. As provas serão aplicadas nos turnos da manhã e noite (9h a 13h e de 15h30 a 20h30). Para esta edição de 2020, cujo adiamento ocorreu devida a pandemia causada pelo Novo Coronavírus, há a confirmação de 1.630.046 participantes, sendo 301.438 para a certificação para o ensino fundamental e 1.328.608, para o ensino médio.

O exame é elaborado e aplicado pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia pertencente ao Ministério da Educação (MEC).

Provas objetivas de múltiplas escolha e redação

As 04 provas do Encceja são compostas por 30 questões cada e mais uma redação. A avaliação

contará com as disciplinas de matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação, história e geografia. A redação deve conter no máximo 30 linhas, sendo exigido um texto dissertativo-argumentativo, nos mesmos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Nota mínima para obter o certificado do Encceja 2020

Para obter o Certificado de Conclusão do Encceja 2020, o participante deve atingir no mínimo 100 pontos em cada matéria e 5,0 na redação. Os candidatos terão um total de  4h no período da manhã e 5h horas no período da tarde. Lembrando que o uso da máscara de proteção individual será obrigatório, devido os protocolos de segurança para evitar a contaminação da Covid-19.

Locais de provas e resultados Do Encceja 2020

Os locais de provas serão liberados na Página do Participante do Encceja uma semana antes das provas. O gabarito será liberado até 10 de setembro, já o resultado geral ainda não tem data confirmada pelo Inep. O candidato que obtiver as notas necessárias devem solicitar o Certificado junto a Secretaria de Educação do Estado.

Lembre-se, no dia da prova do Encceja, é obrigatório a apresentação de um documento original com foto, máscara de proteção à Covid-19, caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Já o Cartão de Confirmação de Inscrição, a Declaração de Comparecimento impressa e álcool gel é opcional, mas aconselhável que leve.

Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por

Posts Recentes

Provas do Encceja 2020 serão aplicadas neste domingo

Faltam 04 dias para a aplicação das provas do Encceja 2020 (Exame Nacional para Certificação… Leia mais

4 semanas atrás

Faltam 11 dias para a Prova do Encceja 2020

As provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020… Leia mais

1 mês atrás

Encceja 2020: Acessar Cartão de Confirmação

O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, divulgou nesta segunda-feira, 10,… Leia mais

1 mês atrás

Materiais de Estudo do Ensino Fundamental para o Encceja 2022

Para que o seu esforço na hora de estudar tenha um melhor resultado, o material… Leia mais

1 mês atrás

Materiais de Estudo do Ensino Médio para o Encceja 2022

Para quem vai prestar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos,… Leia mais

1 mês atrás

Menos de 20 dias para o Encceja 2020

O dia 29 de agosto está quase aí, e para quem se inscreveu para o… Leia mais

1 mês atrás