fechar

Não perca a próxima oportunidade e saiba como se inscrever para o Encceja 2020

A oportunidade dada pelo Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, para quem não conseguiu finalizar seus estudos em idade adequada é algo indiscutível, mas ainda temos que elevar muito mais o número de participantes para termos um avanço mais significativo. E quem perdeu a oportunidade nesse ano deve se preparar para o próximo. Saiba como se inscrever para o Encceja 2020.

Apesar de 2019 ter sido o ano com maior número de inscritos que compareceram no dia da prova, o percentual em relação aos que se inscreveram ainda é muito baixo. Neste ano, o número de inscritos no Encceja chegou a 2.973.375, mas só 1.185.945 compareceram no dia da prova, o que representou apenas 39,9% do total.

Muitos candidatos levam em conta que, pelo fato de o Encceja ser gratuito, não terá nenhum prejuízo caso falte no dia da prova, e isso poderá mudar no próximo ano. A previsão de cobrança de uma taxa de ressarcimento ao Inep já está prevista inclusive no edital do Exame, e pode ser colocada em prática já  partir do ano que vem.

Regras de inscrição no Encceja 2020

Para se inscrever no Encceja 2020, o candidato deve acessar a Página do Participante do Encceja no período de inscrições do Exame, que geralmente ocorre no mês de maio, mas teremos que aguardar essa confirmação para o ano de 2020.


Quem poderá participar do Exame do Encceja 2020

Para participar do Encceja, o candidato deve preencher alguns requisitos, tais como:

  • Ter 15 anos completos no dia da prova, no caso de querer o certificado do ensino fundamental
  • Ter 18 anos completos no dia da prova, no caso de querer o certificado do ensino fundamental

Como será emitido o Certificado do Encceja 2020

O Certificado do Encceja só poderá ser emitido após a liberação dos Resultados Individuais do Exame. O candidato precisa obter a nota mínima em todas as matérias e na Redação. Já a Declaração de Proficiência será para aqueles candidatos que obtiveram nota mínima em parte delas. São 27 secretarias estaduais de educação responsáveis por emitir os certificados de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Quem se encontra no regime PPL também pode participar

As pessoas que se encontram no regime de PPL, Pessoas Privadas de Liberdade, também podem participar do Encceja. A prova geralmente é aplicada em data diferente e com regras e editais separados.



Tags : EnccejaInscrições EnccejaProvas Encceja
Redação

Autor (a) Redação

Aqui no vocênoencceja você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o Encceja, ficando por dentro de todos os detalhes.

1
Deixe seu Comentário

avatar
1 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
1 Autores de comentários
Felix talbo Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votado
Felix talbo
Visitante
Felix talbo

matéria muito interessante!!!