fechar
Encceja

O que é a Certificação do Encceja 2019🤔


Entenda o que é a Certificação do Encceja 2019

O Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, foi criado com intuito de proporcionar aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de conclusão de seus estudos iniciais, de finalizarem essa etapa tão importante. Criado em 2000 pelo Governo Federal, o Encceja é organizado pelo Ministério da Educação, assim como o Enem. Mas o que é a Certificação do Encceja?

A certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio é de fato a finalização do seu estudo de base, ou seja, obtém um documento oficial garantindo que o candidato cumpriu na íntegra, todos os componentes curriculares (disciplinas) do núcleo comum do Ensino. E através dele você poderá obter o certificado e a partir daí também poder ingressar no ensino superior.

Vale ressaltar que o responsável pela emissão do Certificação serão as Secretarias Estaduais, assim como Institutos Federais que, no ato da inscrição, deverão ser declaradas pelo candidato.

Quem pode participar do Encceja?

Para obter a certificação do ensino fundamental, é preciso ter pelo menos 15 anos. Já para o ensino médio, o participante deve ter no mínimo 18 anos.

Como faço a inscrição no Encceja?

As inscrições do Encceja são feitas pela página oficial do exame, sendo a participação totalmente gratuita. O Inep costuma abrir inscrições para o exame no mês de agosto e as provas são realizadas em outubro.

Para as provas aplicadas no Brasil, o estudante precisa ter em mãos o número do CPF e do Documento de Identidade. Para quem mora no exterior, é necessário CPF e número do passaporte.

Pessoas privadas de liberdade ou em medidas socioeducativas precisam de um responsável pedagógico para que a inscrição no Encceja seja feita. Todos os inscritos têm que responder ao Questionário Socioeconômico (QSE) para concluir o cadastro no Encceja.

Como são as provas do Encceja?

O Encceja avalia o conhecimento escolar dos participantes, mas também leva em consideração sua relação com a família, comunidade e trabalho, se for o caso. As provas são aplicadas em um único dia, nos turnos da manhã e da tarde.

A parte de avaliação do conhecimento sobre as disciplinas é feita por meio de provas aplicadas pelo Inep. O Encceja é composto por 30 questões objetivas em cada turno e uma redação, independentemente do nível para o qual é a certificação. O que muda nos testes é a divisão das disciplinas e o conteúdo abordado.

A redação tem a pontuação tradicional de 0 a 10, sendo necessária uma média de 5 pontos para que o participante seja aprovado.O certificado é concedido ao candidato que consegue pontuação mínima de 100 pontos em cada prova objetiva, sendo a nota máxima de 200 pontos em cada área.

Onde pego meu certificado do Encceja?

Quem fizer o Encceja no Brasil deve procurar a Secretaria de Educação da sua cidade e instituições de ensino conveniadas ao Inep. Privados de liberdade terão acesso ao certificado por meio de seus responsáveis pedagógicos. Já para quem mora no exterior, o Inep envia o documento ao Ministério das Relações Exteriores, o qual encaminha para embaixadas e consulados do Brasil nos países que recebem o exame.

O estudante que fizer o Encceja e não conseguir a pontuação mínima em cada prova objetiva e redação tem a opção de pedir a Declaração de Proficiência. Basta levar o número de inscrição e as notas do exame às Secretarias, para quem está no Brasil, ou órgãos responsáveis no exterior para que um documento seja emitido e essa disciplina não tenha que ser feita novamente no próximo Encceja.

Mais informações sobre o Encceja podem ser acessadas no site oficial. Estudantes que moram em outros países podem procurar também os Consulados Gerais do Brasil.



Tags : Certificado de ConclusãoEncceja
Redação

Autor (a) Redação

Aqui no vocênoencceja você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o Encceja, ficando por dentro de todos os detalhes.

1
Deixe seu Comentário

avatar
1 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
1 Autores de comentários
juliana Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votado
juliana
Visitante
juliana

Quando começam as nova matricula do encceja 2019