Categorias: Materiais de Estudo

O que Estudar para as Provas do Encceja 2019

Saiba quais matérias estudar para as provas do Encceja 2019

Com o fim das inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos foram contabilizados 2.973.375 participantes, que agora precisam se prepararem para o exame. Saiba quais matérias estudar para as provas do Encceja 2019, que serão aplicadas no dia 25 de agosto em 611 municípios de todo o país.

As provas do Encceja 2019 são compostas por: 4 provas e 1 redação, cada prova possui 30 questões de múltipla escolha. A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de cinco pontos na redação e só obtém o certificado quem consegue a nota mínima exigida em cada uma das quatro provas mais a redação.

A maioria dos inscritos foram para a Certificação do Ensino Médio, com 2.331.799, o que representa 78,4% do total, já para a Certificação do Ensino Fundamental foram 641.576, ou 21,6% do total de inscritos.

Matérias para Certificação do Ensino Fundamental

Apostila ENSINO FUNDAMENTAL 2019
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Para o ensino fundamental em Matemática pode cair Geometria, funções da álgebra, proporcionalidade, medidas, estatísticas, entre outros assuntos.  Em Língua Portuguesa – Gêneros textuais, compreensão das línguas estrangeiras, textos literários, gramática, entre outros temas do português. História e Geografia – Movimentos políticos, Confrontos sociais, cidadania e democracia, a organização atual das sociedades, entre outros temas de geografia.  Em Ciências - Saúde como um direito, Ciência e Tecnologia, conhecimento científico, nosso planeta e o universo, entre outros assuntos de Ciências.

Matérias para Certificação do Ensino Médio

Apostila ENSINO MÉDIO 2019
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Para o Ensino médio a prova é bastante parecida com o que é cobrado no Enem, ou seja: Matemática - Operações com frações, Porcentagem, Análise de gráficos, Análise de tabelas e Estatística básica. Em Ciências humanas e suas tecnologias - Brasil Colonial, Primeira República, Espaço rural, Impactos ambientais. Língua Portuguesa e Literatura - Estratégias argumentativas e discursiva, Variedades linguísticas, Textos jornalísticos: interpretação e estrutura. Ciências da natureza e suas tecnologias - Ciclos do carbono, nitrogênio e água, Cadeias carbônicas, Unidades de concentração.

ATENÇÃO: A segurança da prova do Encceja 2019 também foi reforçada. O participante que deixar seu aparelho eletrônico emitir qualquer som durante a aplicação da prova será eliminado. Além disso, todos os lanches serão revistados.

Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por

Posts Recentes

Provas do Encceja serão em agosto

A edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2020 já… Leia mais

2 semanas atrás

Encceja 2020 adiado novamente

Foi confirmado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira, o Inep,… Leia mais

2 meses atrás

Provas do Encceja Edição 2020

Como sabemos, a edição do Encceja 2020 foi adiada para 2021 devido a pandemia causada… Leia mais

2 meses atrás

Acelere seus estudos para o Encceja 2020

Com as provas marcadas para o dia 25 de abril de 2021 das 9h às… Leia mais

3 meses atrás

Provas do Encceja 2020 serão aplicadas em Abril

Após o adiamento da edição de 2020 para 2021, o Encceja terá suas provas aplicadas… Leia mais

3 meses atrás

Segunda será o último dia para as inscrições no Encceja 2020

Quem ainda não fez a inscrição para o Encceja deve se apressar, pois segunda, dia… Leia mais

5 meses atrás