fechar

Entenda quantos pontos são necessários para a Certificação do Encceja 2019

Como já sabemos, o Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, possui quatro provas de disciplinas diferentes, além da redação. Mas afinal, quantos pontos são necessários para a Certificação do Encceja 2019?

O Encceja constitui em uma avaliação de conhecimentos competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais, organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

A nota mínima no Encceja é de 100, ou seja, é preciso acertar no mínimo 12 questões de cada disciplina para obter a Certificação do Encceja, além de nota mínima de 05 da redação. A matriz de competência utilizada pelo Inep na avaliação das provas do Encceja tem como base eixos cognitivos que se referem, também, ao domínio de linguagens, compreensão de fenômenos, enfrentamento e resolução de situações-problema, capacidade de argumentação e elaboração de propostas.

Composição das provas do Encceja 2019

Serão aplicadas 04 provas de diferentes disciplinas, sendo elas:


Para o ensino fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Para o ensino médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Questões das provas do Encceja 2019

As provas são formadas por 30 questões cada, sendo todas de múltipla escolha e mais uma redação, que é do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

Os candidato terão 5h para fazer as provas no período da manhã e 5h30 no período da tarde. O candidato deverá comparecer nos dois horários, caso a Certificação seja de todas as matérias. Para verificar o local onde fará a sua prova basta acessar a Página do Participante assim que o Inep liberar os endereços.



Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe seu Comentário

avatar