fechar

Devido a pandemia, Encceja 2020 poderá não ocorrer

Muitos candidatos que têm interesse em fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja, estão em dúvidas sobre a realização do exame neste ano de 2020, devido a pandemia causada pelo Coronavírus. Ainda não temos um posicionamento oficial do Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, mas é possível que seja adiado para 2021.

As inscrições para o Encceja geralmente ocorrem em meados de Maio e as provas em Agosto, e como aconteceu com o Enem, que teve sua aplicação adiada, o mesmo poderá ocorrer com o Encceja, mas é provável que neste ano de 2020 não tenhamos a realização do exame.

Devido a pandemia, Encceja 2020 poderá não ocorrer

Responsável por Milhares de Certificações

Desde quando era realizado em conjunto com o Enem, onde os estudantes que estavam em busca do diploma do ensino básico faziam as mesmas provas que os estudantes em busca de notas altas para entrar em uma faculdade, o Encceja é responsável pelas certificações de milhares de pessoas todos os anos. A partir de 2017, houve o desmembramento do Enem e o Encceja passou a ser aplicado em separado, no mês de agosto.

O Encceja pode ser feito por pessoas que não conseguiram finalizar seus estudos em idade considerada adequada, e nem precisa ter frequentado a escola.


  • Encceja Nacional – para todos os cidadãos residentes no Brasil;
  • Encceja Nacional PPL – para os cidadãos residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas;
  • Encceja Exterior – para todos os cidadãos brasileiros residentes no exterior;
  • Encceja Exterior PPL – para os cidadãos brasileiros residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas.

Para fazer o Encceja, o candidato deve ter 15 anos para o Certificado do Ensino Fundamental e 18 anos para o Certificado do Ensino Médio e as inscrições são feitas exclusivamente pela internet.

Estudando para o Encceja 2020 na quarentena

Material de Estudo para o Encceja

O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, disponibiliza gratuitamente um material para quem deseja estudar. Basta acessar a página do Inep e baixar os arquivos, além de poder também estudar através de provas anteriores do Encceja, cuja disponibilidade é feita juntamente com o gabarito.

Material de Estudo para o Encceja 2020
Estude através do material preparatório do Encceja 2020

Matérias que caem no Encceja 2020

No Ensino Fundamental – são 30 questões, em cada uma destas quatro áreas

  • Ciências Naturais.
  • Matemática.
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação.
  • História e Geografia.

No Ensino Médio – são 40 questões e as quatro áreas

  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física).
  • Matemática e suas Tecnologias.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia).
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Participação Gratuita no Encceja 2020

Apesar de sempre haver um dispositivo nos editais do Encceja falando sobre a possibilidade de cobrança de uma taxa de inscrição daqueles candidatos que se inscreveram em anos anteriores e não compareceram, essa cobrança nunca foi efetivada. Mas, como consta no edital do exame, é sempre bom ficar atento a essa questão, pois pode ser efetivada em alguma edição, e quem se inscreveu anteriormente no Encceja e não compareceu no dia para fazer as provas, poderá ter que pagar uma taxa de ressarcimento para o Inep. Mas, a priori, a participação é totalmente gratuita.



Tags : Certificado de ConclusãoCertificado EnccejaEnccejaInscrições EnccejaProvas Encceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

0 0 voto
Avaliação
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários