Muitos candidatos que têm interesse em fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja, estão em dúvidas sobre a realização do exame neste ano de 2020, devido a pandemia causada pelo Coronavírus. Ainda não temos um posicionamento oficial do Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, mas é possível que seja adiado para 2021.
As inscrições para o Encceja geralmente ocorrem em meados de Maio e as provas em Agosto, e como aconteceu com o Enem, que teve sua aplicação adiada, o mesmo poderá ocorrer com o Encceja, mas é provável que neste ano de 2020 não tenhamos a realização do exame.
Desde quando era realizado em conjunto com o Enem, onde os estudantes que estavam em busca do diploma do ensino básico faziam as mesmas provas que os estudantes em busca de notas altas para entrar em uma faculdade, o Encceja é responsável pelas certificações de milhares de pessoas todos os anos. A partir de 2017, houve o desmembramento do Enem e o Encceja passou a ser aplicado em separado, no mês de agosto.
O Encceja pode ser feito por pessoas que não conseguiram finalizar seus estudos em idade considerada adequada, e nem precisa ter frequentado a escola.
Para fazer o Encceja, o candidato deve ter 15 anos para o Certificado do Ensino Fundamental e 18 anos para o Certificado do Ensino Médio e as inscrições são feitas exclusivamente pela internet.
O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, disponibiliza gratuitamente um material para quem deseja estudar. Basta acessar a página do Inep e baixar os arquivos, além de poder também estudar através de provas anteriores do Encceja, cuja disponibilidade é feita juntamente com o gabarito.
No Ensino Fundamental – são 30 questões, em cada uma destas quatro áreas
No Ensino Médio – são 40 questões e as quatro áreas
Apesar de sempre haver um dispositivo nos editais do Encceja falando sobre a possibilidade de cobrança de uma taxa de inscrição daqueles candidatos que se inscreveram em anos anteriores e não compareceram, essa cobrança nunca foi efetivada. Mas, como consta no edital do exame, é sempre bom ficar atento a essa questão, pois pode ser efetivada em alguma edição, e quem se inscreveu anteriormente no Encceja e não compareceu no dia para fazer as provas, poderá ter que pagar uma taxa de ressarcimento para o Inep. Mas, a priori, a participação é totalmente gratuita.
Quem ainda não fez a inscrição para o Encceja deve se apressar, pois segunda, dia… Leia mais
Quem pretende aproveitar a oportunidade de concluir os ensinos Fundamental e Médio, devem correr e… Leia mais
As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, Encceja,… Leia mais
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, Encceja, terá a edição… Leia mais
Quem estava ansioso para se inscrever no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens… Leia mais
A edição do Encceja 2020 será aplicada em 25 de abril de 2021 em todo… Leia mais
Deixe um comentário