fechar

Comece desde já a preparação para as provas do Encceja 2020

Quem vai fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) neste ano, deve começar desde já a preparação, afinal, as provas do Encceja 2020 tem previsão de aplicação em agosto, assim como em edições anteriores.

A participação no Encceja é gratuita e voluntária, e para fazer as provas, o candidato deve realizar a inscrição através da Página do Participante do programa durante o período de abertura, o que está programado para acontecer em abril, mas ainda depende da confirmação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é o responsável pela elaboração e aplicação do Encceja.

Quem pode participar do Encceja 2020?

Qualquer pessoa que esteja em idade acima do considerado adequada para terminar os estudos pode participar do Encceja 2020, mais precisamente:

  • Obter Certificação do Ensino Fundamental – preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame;
  • Obter Certificação do Ensino Médio – Precisa ter 18 anos completos no dia de aplicação da prova.

Como é feita a inscrição para o Encceja 2020?

Para se inscrever no Encceja, o candidato deve acessar a Página do Participante e ter em mãos o CPF, data de nascimento e dados pessoais, como endereço de e-mail e telefone. Será solicitado o preenchimento de um formulário socioeconômico para finalizar a inscrição, além da informação sobre qual nível deseja obter a certificação, fundamental ou médio.


Quais matérias estudar para o Encceja 2020?

Quem vai fazer o exame do Encceja deve focar nas matérias que caem nas provas, de acordo com a constituição das provas que são da seguinte forma:

PARA O ENSINO FUNDAMENTAL:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

PARA O ENSINO MÉDIO:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Qual nota é preciso atingir no Encceja 2020?

Para obter o Certificado de Conclusão é necessário atingir a nota  mínima de 100 pontos em cada área de conhecimento e 5,0 na redação. Mas, quem obtiver a nota em parte das matérias conseguirá eliminá-las para a próxima edição do Encceja e só precisará fazer as provas que faltarem a nota.

Posso fazer o Enem depois do Encceja?

Quem conseguir obter a nota mínima de certificação para o Ensino Médio no Encceja poderá fazer o Enem no ano seguinte, e tentar uma vaga no ensino superior através dos programas de acessos como SiSU, ProUni ou Fies.



Tags : EnccejaInscrições EnccejaProvas Encceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe seu Comentário

avatar