fechar

Problemas com exonerações de pessoas de primeiro escalão põe em risco realização do Encceja 2019

Devido aos diversos problemas com exonerações de pessoas de primeiro escalão no Ministério da Educação, existe risco na realização das provas do Encceja 2019. Com incertezas sobre a elaboração do exame, o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, não deixa muito claro as providências que estão sendo tomadas para garantir a realização das provas do Encceja 2019, que está marcada para o dia 25 de agosto.

Além disso, a notícia divulgada nesta segunda, 01, sobre o pedido de falência da gráfica RR Donnelley, responsável pela impressão das provas do Enem, também põe dúvida sobre a realização do Encceja. Com informações incompletas, o Inep não confirmou se a empresa em questão também é a responsável pela impressão das provas do Encceja, o que gera a preocupação por parte das pessoas que estão aguardando a liberação das inscrições para conseguir a Certificação dos Ensinos Fundamental e Médio.

As inscrições para o Encceja 2019 já estão marcadas e ocorrerão entre os dias 20 e 31 de maio, mas antes haverá a divulgação do Edital, previsto para abril. Quem fez a inscrição no ano passado, mas não compareceu no dia da prova terá que justificar a sua ausência ou terá que pagar uma taxa para fazer uma nova inscrição. A prova será realizada no dia 04 de agosto de 2019 em diversas cidades pelo país.

Tire suas dúvidas sobre o Encceja

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja é realizado anualmente para pessoas que não conseguiram concluir seus estudos em idade adequada e desejam obter a certificação dos ensinos fundamental ou médio. Antes, o Enem era utilizado com essa finalidade também, mas desde 2017 somente o Encceja garante a certificação os candidatos.


 Quem pode fazer o Encceja 2019?

Pode fazer a prova do Encceja 2019 todo candidato que está cima da idade escolar do ensino requerido. Veja baixo:

  • Certificação do Ensino Fundamental – É preciso ter no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas
  • Certificação do Ensino Médio – É preciso ter no mínimo 18 anos completos na data da realização das provas

Veja abaixo o Calendário Completo do Encceja 2019

É muito importante ficar atento as datas do Encceja, para não perder os prazos e não conseguir realizar a prova. Abaixo segue o cronograma com as datas já divulgadas pelo INEP.

  • Justificativa de Ausência – 20 a 31 de maio;
  • Inscrições do Encceja Nacional – 20 a 31 de maio;
  • Solicitação de Atendimento por Nome Social – aguardando edital;
  • Liberação dos Locais de Provas – aguardando edital;
  • Provas do Encceja Nacional – 25 de agosto;
  • Provas do Encceja Exterior – aguardando edital;
  • Provas do Encceja Exterior PPL – aguardando edital;
  • Provas do Encceja Nacional PPL – aguardando edital;
  • Liberação dos Resultados do Encceja 2019 – Sem data definida.

Qual a nota mínima necessária para obter a certificação d Encceja 2019?

Para obter a Certificação do Encceja 2019 não basta fazer a prova, é necessário obter a pontuação mínima exigida.

  • Certificação do Ensino Fundamental – O participante deve atingir no mínimo o nível 100 em cada uma das provas objetivas (a escala varia do nível 60 ao nível 180).
  • Certificação do Ensino Médio – O participante deve atingir no mínimo o nível 100 em cada uma das provas objetivas (a escala varia do nível 60 ao nível 180).

IMPORTANTE:

Quem emite o Certificado é a Secretaria Estadual de Educação ou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, que será indicado pelo participante no ato da inscrição. Caso seja necessário alterar alguma informação no formulário, a mudança pode ser realizada durante o período de inscrições.



Tags : EnccejaInscrições EnccejaProvas Encceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

3
Deixe seu Comentário

avatar
2 Comentar tópicos
1 Respostas do tópico
1 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
3 Autores de comentários
PatriciaSonia Regina Da Silva BarbosaArlene Francisca Soares Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votado
Patricia
Visitante
Patricia

Eu não consegui a pontuação minima somente em matemática, passei nas outras matérias, posso só fazer a prova de matemática ou tenho que fazer todas as provas novamente?

Arlene Francisca Soares
Visitante
Arlene Francisca Soares

Quem fez as provas do enceja ano passado e não passou, tem que fazer tudo de novo ou e só as matérias que não conseguiu os pontos pra passar!

Sonia Regina Da Silva Barbosa
Visitante
Sonia Regina Da Silva Barbosa

Só precisa fazer as que não foi alcançado os pontos para ser aprovada .