Categorias: Provas Encceja

Prova do Encceja 2019 pode ser Cancelada

Prova do Encceja 2019 pode ser cancelada por falha na segurança

Segundo informações divulgadas pelo O Globo, a prova do Encceja 2019 pode ser cancelada por falha na segurança. Segundo a matéria, uma funcionária responsável por entregar o DVD das provas em uma gráfica em São Paulo precisou entrar em contato por telefone com o chefe em Brasília, após esquecer a senha de acesso, o que lhe foi informada por telefone. Esse procedimento gerou uma quebra de segurança dentro do Inep, em relação a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja.

Segundo informações do presidente do Inep, Alexandre Lopes, não houve vazamento da prova em si, mas devido a quebra do protocolo de segurança, a prova do Encceja poderá ser cancelada.

A funcionária era responsável por levar a mídia contendo a prova do Encceja para ser impressa na gráfica em São Paulo. A abertura da mídia seria feita dentro de uma sala cofre da gráfica, mas a funcionária esqueceu a senha de acesso que havia memorizado e foi necessário o contato por telefone com o chefe em Brasília. Este, no entanto, entrou na sala de segurança para pegar a senha novamente e repassá-la por telefone, gerando assim a quebra do sigilo da segurança. O ocorrido foi na noite de segunda-feira, 20.

Indefinição da data da prova do Encceja 2019

Com o ocorrido, a realização da prova do Encceja 2019 pode não acontecer este ano, mas ainda não há nenhuma confirmação oficial por parte do Inep. Foi apenas informado que “não houve vazamento da prova, mas houve uma quebra do protocolo de segurança. Quando acontece, temos que tomar as medidas necessárias” — afirmou Lopes.

Ainda segundo a reportagem do O Globo, fontes ouvidas pela reportagem afirmaram que o responsável por entrar na sala de segurança do Inep pode ter sido Francisco Garonce, que assumiu a Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) do Inep , responsável pelo Enem , a convite do ex-presidente Elmer Vicenzi, que passou menos de um mês no cargo até ser demitido na última sexta.

Mas por enquanto ainda não há nenhum cancelamento ou adiamento confirmado. Até o momento o Inep já registou mais de 700 mil inscritos do Encceja 2019. As inscrições começaram dia 20 e ficarão abertas até o dia 31 de maio. Qualquer nova informação você ficará por dentro aqui no vocênoencceja.

Deixe um comentário
Compartilhar

Posts Recentes

Encceja 2020 adiado novamente

Foi confirmado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira, o Inep,… Leia mais

4 semanas atrás

Provas do Encceja Edição 2020

Como sabemos, a edição do Encceja 2020 foi adiada para 2021 devido a pandemia causada… Leia mais

1 mês atrás

Acelere seus estudos para o Encceja 2020

Com as provas marcadas para o dia 25 de abril de 2021 das 9h às… Leia mais

2 meses atrás

Provas do Encceja 2020 serão aplicadas em Abril

Após o adiamento da edição de 2020 para 2021, o Encceja terá suas provas aplicadas… Leia mais

2 meses atrás

Segunda será o último dia para as inscrições no Encceja 2020

Quem ainda não fez a inscrição para o Encceja deve se apressar, pois segunda, dia… Leia mais

4 meses atrás

Inscrições para o Encceja irão até 22 de janeiro

Quem pretende aproveitar a oportunidade de concluir os ensinos Fundamental e Médio, devem correr e… Leia mais

4 meses atrás