fechar

Prova do Encceja 2019 pode ser cancelada por falha na segurança

Segundo informações divulgadas pelo O Globo, a prova do Encceja 2019 pode ser cancelada por falha na segurança. Segundo a matéria, uma funcionária responsável por entregar o DVD das provas em uma gráfica em São Paulo precisou entrar em contato por telefone com o chefe em Brasília, após esquecer a senha de acesso, o que lhe foi informada por telefone. Esse procedimento gerou uma quebra de segurança dentro do Inep, em relação a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja.

Segundo informações do presidente do Inep, Alexandre Lopes, não houve vazamento da prova em si, mas devido a quebra do protocolo de segurança, a prova do Encceja poderá ser cancelada.

A funcionária era responsável por levar a mídia contendo a prova do Encceja para ser impressa na gráfica em São Paulo. A abertura da mídia seria feita dentro de uma sala cofre da gráfica, mas a funcionária esqueceu a senha de acesso que havia memorizado e foi necessário o contato por telefone com o chefe em Brasília. Este, no entanto, entrou na sala de segurança para pegar a senha novamente e repassá-la por telefone, gerando assim a quebra do sigilo da segurança. O ocorrido foi na noite de segunda-feira, 20.

Indefinição da data da prova do Encceja 2019

Com o ocorrido, a realização da prova do Encceja 2019 pode não acontecer este ano, mas ainda não há nenhuma confirmação oficial por parte do Inep. Foi apenas informado que “não houve vazamento da prova, mas houve uma quebra do protocolo de segurança. Quando acontece, temos que tomar as medidas necessárias” — afirmou Lopes.


Ainda segundo a reportagem do O Globo, fontes ouvidas pela reportagem afirmaram que o responsável por entrar na sala de segurança do Inep pode ter sido Francisco Garonce, que assumiu a Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) do Inep , responsável pelo Enem , a convite do ex-presidente Elmer Vicenzi, que passou menos de um mês no cargo até ser demitido na última sexta.

Mas por enquanto ainda não há nenhum cancelamento ou adiamento confirmado. Até o momento o Inep já registou mais de 700 mil inscritos do Encceja 2019. As inscrições começaram dia 20 e ficarão abertas até o dia 31 de maio. Qualquer nova informação você ficará por dentro aqui no vocênoencceja.



Tags : EnccejaLocal de ProvaProvas Encceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

guest
19 Comentários
mais novo
mais velho mais votados
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários
Regina
Regina
1 ano atrás

Lamentável,quantos sonhos serão desfeitos por causa da imcompetência dessa gente, eu nem falo da moça por que senha qualquer um pode esquecer mas eles devem estar preparados ate para essas eventualidafes, afinal , acidentes acontecem, o que não pode nem deve acontecer é o cancelamento dessa prova.
Isso sim seria de total desrespeito com a população.

Andira Meireles
Andira Meireles
1 ano atrás

Não acredito! Esse cancelamento será uma tristeza se ocorrer. Meu neto vem há um ano se preparando para esta prova, pois adoeceu há três anos e não conseguiu terminar os estudos. Isto é injusto. Espero que resolvam está situação, não é possível que um órgão tão importante do país tenha pessoas tão incompetentes. Lamentável!!!!!

Valéria
Valéria
1 ano atrás
Responder a  Andira Meireles

Concordo plenamente, eu no caso se a prova for cancelada vou me prejudicar pois já fiz a prova e agora falta a última matéria pra concluir. .. É triste!

Evandro Rizzotto
Evandro Rizzotto
1 ano atrás

Isso é uma palhaçada sem tamanho,isso prova a incompetência de certas pessoas e prejudica milhões de sonhos!

Paula
Paula
1 ano atrás

São milhares de Brasileiros que não tiveram a oportunudade de concluir o ensino médio.Essa é uma ótima oportunidade
Divulgam,abrem inscrição,milhares de pessoas esperançosas para concluir o médio em buscar de uma vida melhor e agora por falta de competência alheia querem cancelar.

DILAN OLIVEIRA LIMA
DILAN OLIVEIRA LIMA
1 ano atrás

Já são mais de 700 mil inscritos e vai aumentar até o dia 31, será que esse povo não tem noção de quantos sonhos irão matar por conta de uma pessoa que esqueceu a senha. Isso realmente é Brasil. Muito triste.

Fran
Fran
1 ano atrás

Pelo amor de Deus não façam isso, resolvam sem precisar cancelar, só atrasa a vida de quem precisa concluir os estudos.

Leila
Leila
1 ano atrás

Iso acabaria com os sonhos de muitos
Para ese ano!
E UMA DEROTA PARA MIM
ESTOU ARASADA! Sem palavras

Ronan
Ronan
1 ano atrás

Gente incompetente faz merda e o estudante que paga o pato…. Cada uma viu..