fechar

Inep confirma possível adiamento das provas do Encceja 2020 para final do ano

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira, Inep, Alexandre Lopes, confirmou, em entrevista para o Quero Bolsa, a possibilidade do adiamento das provas do Encceja 2020 para o final do ano, seguindo orientações sanitárias devido a pandemia do Coronavírus.

Muitas pessoas que pretendem fazer a o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos neste ano de 2020, para conseguir obter o diploma do ensino básico estavam em dúvida sobre cancelamento ou adiamento do exame. Segundo o presidente do Inep, não há possibilidade da aplicação das provas em agosto, e deverá ser analisada a aplicação no final do ano, mas devido a realização do Enem ser também nessa época, será necessário rever o cenário.

Na entrevista concedida pelo presidente ao Quero Bolsa, ele declarou: “Em relação ao Encceja, sim, nós vamos fazer o Encceja este ano. Está tudo pronto para fazer o Encceja. O que nós estamos vendo, exatamente, é que, por exemplo, o Enem é realizado no fim do ano, mas o Encceja é feito ali em agosto ou setembro. E a gente tem que ver as questões sanitárias para saber quando nós vamos aplicar a prova”, apontou Lopes.

Pagamento de taxa de inscrição do Encceja também estará suspenso

Outro assunto levantado pelo presidente do Inep, foi em relação a obrigatoriedade dos inscritos nas edições de 2018/2019 e que não comparecerem no dia da prova, a justificarem sua ausência, e em caso negativo, seria cobrada uma taxa para a nova inscrição. Segundo Lopes, essa questão foi adiada para o ano que vem, e que para esse ano de 2020 não será cobrada a referida taxa para quem desejar se inscrever novamente, tudo isso devido ao período de incertezas em que todos estamos vivendo por causa da pandemia causada pelo Coronavírus.


Abstenções são uma preocupação para o Inep

Lopes relatou também sobre o grande número de abstenções do Encceja. A produção e logística do exame requer investimentos pelo órgão, e com o número que chega à casa dos mais de 50% de ausentes causa um grande prejuízo para o governo. “A gente imprimiu a prova, botou na sala, o aluno não apareceu e a gente jogou a prova fora. O Encceja é muito importante, nós vamos fazer, mas é importante que as pessoas tenham responsabilidade, se inscrevam e vão lá fazer a prova”, advertiu.

E para tentar diminuir esse impacto financeiro negativo, o pagamento de uma taxa para aqueles inscritos que não comparecerem do dia da prova e desejam se inscrever novamente é uma questão quase certa para o ano que vem.



Tags : EnccejaInscrições EnccejaProvas EnccejaProvas Enem
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

0 0 voto
Avaliação
guest
1 Comentário
mais novo
mais velho mais votados
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários
luis Lustosa
luis Lustosa
1 mês atrás

Gostaria de saber quando começar as inscrição do Encceja 2020